REUNI

Os três novos módulos vão oferecer lanches e serviços básicos. Cerimônia emocionou amigos dos três ex-alunos homenageados, Honestino Guimarães, Ieda Santos Delgado e Paulo de Tarso Celestino

Foto: Edu Lauton/UnB Agência

Em menos de três horas, o reitor da Universidade de Brasília inaugurou três obras, homenageou três heróis da resistência contra os anos de arbítrio e mandou uma série de recados para os postulantes à reitoria no próximo pleito. "Merleau-Ponty dizia que em temporadas de disputa política todos os lados se parecem, todos defendem liberdade, justiça, legalidade. Certa feita, um aluno lhe perguntou como era possível diferenciar, então, o discurso da realidade. O filósofo respondeu: por quem te acompanha, se quem te acompanha compartilha historicamente dos mesmos valores", alfinetou o professor José Geraldo em mensagem cifrada às diversas correntes políticas da universidade que começam a se digladiar nos bastidores da eleição para reitor.

Na plateia, integrantes da administração superior, professores e permissionários dos novos espaços acompanharam o pronunciamento que marcou a inauguração dos três Módulos de Apoio e Serviços Comunitários (MASCs). Instalados no campus Darcy Ribeiro, os espaços destinados ao comércio de alimentos, livros e serviços gráficos, levam o nome dos estudantes Honestino Guimarães, Ieda Santos Delgado e Paulo de Tarso Celestino, desaparecidos durante a ditadura militar, quando lutavam pela democracia. “Precisamos recuperar o sentido da memória para direcionarmos nossas opções de futuro”, lembrou o reitor.

Antes do discurso, José Geraldo descerrou placa de fundação do MASC Norte, onde aconteceu a cerimônica oficial da inauguração dos três módulos. Sete professores, autoridades e uma aluna se juntaram a José Geraldo para desenlaçar fita: o vice-reitor, João Batista de Sousa; a vice-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Sueli Bellato; o representante do Comitê da Memória, da Verdade e da Justiça do Distrito Federal, Jarbas Silva Marques; o coordenador geral de Relações Estudantis da Secretaria de Ensino Superior do Ministério de Educação, Lucas Ramalho; o decano de Ensino de Graduação, José Américo Garcia; o secretário de Gestão Patrimonial da UnB, Gercino Duarte; e a estudante de Jornalismo, Camila Rodrigues, convidada para representar os alunos.

Ex-preso político, Jarbas Silva Marques lembrou em seu discurso a prisão de Honestino Guimarães. "Precisamos resgatar como os ex-alunos da UnB foram reprimidos, torturados e expulsos na época da ditadura militar", enfatizou. "Precisamos contar a história dos nossos verdadeiros heróis", completou Sueli Bellato.

CONVIVÊNCIA - Erguidos com investimento de R$ 4 milhões do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do Governo Federal (Reuni), os espaços têm como objetivo acolher o comércio existente em locais inapropriados de acordo com o projeto original do campus Darcy Ribeiro e diminuir o excesso de fluxo de pessoas no Restaurante Universitário. Além das atividades comerciais, a estrutura dos MASCs comportará bicicletários e vestiários.

Na solenidade, representantes das nove empresas já escolhidas para explorar os espaços dos três módulos compareceram para assinar os termos de permissão de uso condicionado. "Conhecer o outro e o espaço alheio, valorizar e preservar livros didáticos e praticar trocas sociais e políticas são questões pertinentes em um mundo ao mesmo tempo homogêneo e plural”, destacou Paola Cristina Rojas Vasco, uma das permissionárias dos MASCs. Outras 18 concessões ainda não definidas no processo licitatório passarão por nova licitação, cuja data não foi divulgada.

Cada MASC contará com nove espaços: seis de serviços gráficos, impressão, copiadora, livraria, revistaria e papelaria e três de bistrô, comidas rápidas e self-service. Os serviços gráficos ocuparão áreas de 14m² cada. Os espaços reservados para alimentação variam entre 40 e 70m². As taxas mensais a serem pagas à UnB variam entre R$ 1.400 e R$ 6.000. Os estabelecimentos têm 30 dias para adequar seus serviços e começar seu funcionamento, contados a partir desta segunda-feira, 14 de maio.

"Espero que os MASCs funcionem como núcleos de acolhimento da convivência estudantil, que configurem a nossa identidade social, porque as pessoas que dão nome a eles tinham atuação ética e compromisso social e pagaram um preço muito alto por exercer seus valores", afirmou o reitor antes de seguir os MASCs Centro e Sul, onde também descerrou as placas. "Temos de escolher de que lado estamos", completou Vera Lúcia Sigmaringa Seixas, ex-aluna da UnB também presente na solenidade.

RELAÇÂO DAS EMPRESAS CONTRATADAS

MASC IEDA DOS SANTOS DELGADO (NORTE)

Hugo Machado Franco (Serviços Gráficos)

Paola Cristina Rojas Vasco (Livraria)

Exata Soluções em Impressão (Serviços Gráficos)

MASC HONESTINO GUIMARÃES (CENTRO)

Rebot Produção e Eventos (Restaurante Auto Serviço)

Primo Comércio e Alimentos

Mac Pizzas (Lanches Rápidos)

Exata Soluções em Impressão

MASC PAULO DE TARSO CELESTINO (SUL)

Gourmet Comércio de Alimentos (Bistrô)

Bureau Express Comunicação Visual

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.