HOMENAGEM

Espaço reconhece servidores que contribuíram com a história da unidade. Mário Diniz, ex-diretor do IH que morreu neste ano, é um dos homenageados

Professora Cristina Leite descerrou quadro em homenagem a Mário Diniz. Outras fotografias devem integrar galeria em breve. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Nas paredes do corredor de acesso à direção do Instituto de Ciências Humanas (IH) da Universidade de Brasília, placas registram os nomes de docentes e técnicos administrativos que tiveram destaque em suas trajetórias na unidade acadêmica. Memória, história, nostalgia e saudosismo se misturam no espaço, onde foi montada a Galeria do IH. A inauguração aconteceu em solenidade nesta terça-feira (11).

Ex-diretores, eméritos, honoris causa e servidores Prata da Casa estão representados na galeria, em reconhecimento ao protagonismo, às conquistas e às contribuições acadêmicas, científicas e administrativas oferecidas ao instituto e à Universidade. As inscrições também trazem à tona recordações a serem conservadas para as próximas gerações.

Diretor do IH e idealizador do espaço, Perci Coelho considera este um marco para reavivar, a partir da projeção desses personagens, os feitos do instituto em questões emblemáticas, como a defesa dos direitos humanos. “A memória é fundamental para a construção da história do nosso país. Por isso, resolvemos homenagear aqueles que fizeram parte da história desse instituto”, afirmou.

A reitora Márcia Abrahão elogiou a iniciativa, que considerou impactante para toda a instituição. “A Universidade tem uma história belíssima de luta, de resistência, de superações, e continuará o seu caminho com muito sucesso. Mas não podemos nos esquecer do passado. Temos que resgatar a memória o tempo inteiro”, disse.

PRIMEIRA FOTOGRAFIA – Em breve, as placas onde constam as menções estarão acompanhadas de imagens das respectivas personalidades homenageadas. Por enquanto, apenas uma fotografia já está afixada como símbolo da inauguração do espaço: a de Mário Diniz, ex-diretor do IH. O docente ocupou o cargo de 2011 até sua morte, em setembro deste ano.

O quadro com a foto foi descerrado pela viúva, a professora da Faculdade de Educação (FE) Cristina Leite. Os filhos do ex-professor também acompanharam o ato. Emocionada com o tributo, Cristina mal conseguiu expressar em palavras o sentimento de ver a memória do companheiro reverenciada. “É a primeira vez que subo essas escadas depois que o Mário se foi”, declarou brevemente, às lágrimas. Após a cerimônia, a docente deixou um relato sobre a homenagem prestada:

Professores Cristina Leite, Perci Coelho e Márcia Abrahão, durante a inauguração da galeria de notáveis do IH. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Vejo essa iniciativa da galeria, pensando nesse meu processo, onde universidade, Mário e tudo se misturam, como maravilhosa. Não exatamente por conta do Mário. Ele inaugurou o espaço, mas para além dele, isso é muito legal. Acho que não só temos que edificar, como também lembrar o que nós somos. O IH tem uma trajetória de luta e resistência. Essas pessoas que estão aí, sejam servidores ou eméritos, são notáveis em sua ação de resistência em todos os períodos da história, e precisamos lembrá-los."

O professor Perci Coelho, que foi vice-diretor na gestão de Mário, se recordou do amigo por sua singularidade e dedicação durante os 44 anos em que esteve na Universidade. “Nossa ideia era fazer essa homenagem ao professor Mário em vida, com a inauguração da galeria durante a Semana Universitária. Infelizmente, ele faleceu antes”, lamentou.

Colega do ex-professor no Departamento de Geografia, Fernando Sobrinho lembrou a convivência e as conversas casuais com Mário, descrito como um homem “muito polido e cordial”. “Mesmo em momentos de muita tensão que tivemos na UnB, nunca tive a vivência de vê-lo exaltado. Isso ficou como uma lembrança e exemplo a ser seguido”, expressou Sobrinho. O professor informou que o Departamento de Geografia encaminhou aos órgãos colegiados da Universidade o pedido de concessão do título de professor emérito a Mário Diniz.

HOMENAGEADOS – Ao total, 31 notáveis do IH tiveram seus nomes estampados nas paredes da galeria. Entre os diversos homenageados estão os eméritos Aldo Paviani, Denise Bomtempo e Estevão Chaves de Rezende e as servidoras Domingas Teixeira Carneiro (Departamento de Serviço Social), Liliane do Amaral e Nádia Dulcineia (Departamento de Filosofia).

Ao ver seu nome registrado na galeria, Domingas Carneiro recordou a história de sua chegada ao IH. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Agradecido, Aldo Paviani recuperou em sua trajetória os fatos que justificaram o agraciamento. “Fiquei duplamente honrado com a lembrança do meu nome, porque fui diretor do IH de 1990 a 1994; depois, em 2005, fui conduzido a professor emérito. São duas coisas que enaltecem um geógrafo que se dedicou por quase 50 anos à UnB”, comentou. Hoje, o professor ainda atua como pesquisador associado do Departamento de Geografia e do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (Neur/Ceam).

A servidora Domingas Teixeira Carneiro também se mostrou grata pela referência na galeria. Há quase três décadas na UnB, ela participou do crescimento e consolidação do Departamento de Serviço Social. Por isso, considera a passagem pelo instituto e pela Universidade parte importante de sua vida. “É um reconhecimento do meu trabalho durante esses 27 anos. Sou eternamente apaixonada pela UnB."