MEMÓRIA

Universidade de Brasília e colegas mostram-se consternados com a perda e exaltam trajetória do docente, que era diretor do IH

Márcio Diniz de Araújo Neto, durante entrevista concedida ao Laboratório de Geoiconografia e Multimídias (Lagim/GEA) da UnB. Imagem: Reprodução Youtube

A Universidade de Brasília comunica o falecimento do professor Mário Diniz de Araújo Neto, do Departamento de Geografia (GEA). O docente, que ocupava desde 2011 a direção do Instituto de Ciências Humanas (IH), morreu nesta terça-feira (18), vítima de câncer no fígado. O velório acontece nesta quinta-feira (20), das 8h às 10h, na capela 01 do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento será às 10h30.

Natural do Rio de Janeiro, Mário Diniz de Araújo Neto ingressou na UnB em 1974. Exerceu funções de relevo na Universidade de Brasília, onde era professor titular. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), entre outros órgãos de importância nacional e internacional.

Graduado em Geografia e com mestrado em Ecologia pela UnB, o docente fez doutorado na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. Querido e admirado na comunidade universitária, desenvolvia pesquisas em zoneamento ecológico e econômico, estudos climatológicos e política de gerenciamento dos recursos hídricos, tema no qual vinha se destacando nos últimos anos.

A Reitoria da UnB e o IH publicaram nota em homenagem a Mário Diniz e em solidariedade aos familiares e amigos. O docente Renato Fontes Guimarães, colega de departamento de Mário Diniz, falou a respeito do professor, evidenciando sua trajetória de sucesso.

“O professor Mário deixa um legado muito bonito, de quatro décadas na Universidade de Brasília. Ao longo de sua trajetória, participou de toda a história do curso de Geografia, quando ainda havia pouquíssimos professores. Foi um pioneiro”, declarou.

Matéria atualizada em 19/9 para acréscimo de informações sobre velório e sepultamento.