IMPACTOS PSICOLÓGICOS

Questionário eletrônico poderá ser respondido pelos residentes médicos e multiprofissionais de todo o país 

Pesquisa coordenada pelo HUB pretende identificar sinais de esgotamento profissional e adoecimento mental em residentes da área da saúde. Imagem: Divulgação

 

Será que o trabalho durante a pandemia de covid-19 vai trazer algum impacto na saúde mental dos residentes que atuam em instituições de saúde públicas e privadas do Brasil? Esse é o objetivo principal da pesquisa Force Fellow, coordenada pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB/Ebserh). O estudo será realizado com profissionais de saúde que fazem cursos de pós-graduação em Medicina e outras áreas da saúde (multiprofissionais) na modalidade residência. 

 

>> Participe da pesquisa

 

O principal instrumento da pesquisa é a aplicação de um questionário eletrônico, que leva, no máximo, cinco minutos para ser respondido. Além de ficar disponível para acesso de qualquer residente do país, o formulário será enviado aos pouco mais de 7 mil residentes dos hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O prazo para responder é até 29 de agosto.  

 

A expectativa é coletar dados de pelo menos 1.144 pessoas. O HUB conta atualmente com 253 profissionais nos programas de residência, sendo 202 médicos e 51 de áreas multiprofissionais. As respostas e as informações de cada participante são confidenciais e protegidas por sigilo, garantindo que nenhum preceptor ou supervisor que têm contato com os programas de residência tenha acesso aos dados individuais.  

 

A amostra inicial permitirá identificar aqueles que apresentam algum sinal de esgotamento profissional (burnout) ou adoecimento mental, como ansiedade, estresse, problemas do sono e depressão. Esse grupo receberá um novo questionário após 12 semanas para reavaliação. Os primeiros resultados devem ser obtidos em setembro e o relatório final deve sair em janeiro de 2021. 

 

"Faremos várias comparações entre o grupo de controle, que não apresenta sinais de adoecimento, e o de exposição. A proposta é obter um retrato da prevalência de sintomas indicativos de transtornos mentais e de síndrome do esgotamento profissional entre os residentes no contexto da pandemia", explica uma das pesquisadoras, enfermeira e chefe da Unidade de Monitoramento e Avaliação do HUB, Rebeca Lucena Pinho. 

 

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de Brasília e conta com o apoio da Ebserh. Dúvidas sobre a pesquisa podem ser tiradas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Leia também:

>> O que esperar da retomada do calendário acadêmico da Universidade de Brasília?

>> Estudante, tire aqui suas dúvidas sobre acesso ao SIGAA e ao Office 365

>> Pesquisa internacional vai investigar os determinantes genéticos da covid-19

>> Campanha UnB Solidária entrega tablets para hospitais públicos do DF

>> UnB e HUB começam a aplicar vacinas contra a covid-19 em voluntários

>> Durante a pandemia, grupo da UnB dá aulas de ginástica on-line para idosos

>> Projeto Enfermeir@s Incríveis documenta relatos de profissionais de todo o país na luta contra a covid-19

>> Universidade aprova retomada do calendário acadêmico, de maneira remota, para 17 de agosto

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.