SAÚDE

Campanha alerta homens para o combate e prevenção ao câncer de próstata, além de promover exames de rotina

O câncer de próstata, depois do câncer de pele, é o tumor mais comum no homem. É o tipo de câncer que mais mata homens no mundo inteiro e, mesmo assim, o assunto ainda é tabu.

Para combater e prevenir o problema, foi lançada a campanha Novembro Azul em todo o país. A doença é o foco principal da iniciativa, mas ela também chama a atenção para os cuidados que o homem deve ter com a sua saúde.

Similar à campanha Outubro Rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama, a campanha masculina é mais abrangente. O médico oncologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB) Marcos França reforça a importância de se realizar exames periódicos, avaliações médicas e orientar para medidas de vida saudável. "Aproveitamos para enfocar no câncer de próstata, porque isso ainda é um grande tabu para o homem”, destaca.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Força tarefa de várias entidades, no Brasil, ela é liderada pela Sociedade Brasileira de Urologia. O grande objetivo é atrair a atenção dos homens de várias formas diferentes. Em Brasília, por exemplo, alguns monumentos estão iluminados com a cor azul para que as pessoas façam a associação.

Além disso, os médicos tendem a lembrar os pacientes da necessidade de exames preventivos nas consultas. Anúncios publicitários na televisão, internet e outros meios de comunicação também buscam chamar a atenção para a necessidade de o homem fazer avaliações rotineiras.

A DOENÇA - O câncer de próstata é resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. França explica que se trata, muitas vezes, de uma doença indolente, em que a progressão é muito lenta.

“Muitas das vezes o câncer de próstata advém de outros problemas de saúde, pelo fato de o homem não se cuidar tanto, não tomar as devidas precauções desde o início”, afirma o médico. “Sabemos que quanto antes tratarmos um câncer, mais eficaz e menos agressivo é o tratamento e maior a chance de cura da doença”, completa.

O fator de risco principal da doença é a idade. Homens com mais de 60 anos estão mais sujeitos ao câncer. Outro fator importante é o histórico familiar. Se alguém da família possui câncer de próstata, os riscos aumentam.

SINTOMAS - Os sintomas da doença são dificuldade de urinar, sangramento urinário, dor na parte mais baixa da barriga, chamada de pélvis, e dor no osso. “Esses sintomas devem alertar o homem a procurar um urologista o quanto antes, não importa qual idade ele tenha”, aponta o médico.

EXAMES - Os dois exames feitos para o diagnóstico da doença são o toque retal e o exame de dosagem PSA (antígeno prostático específico). França explica que a finalidade do exame de toque é saber se existe alguma alteração no formato da próstata, alguma nodulação ou algum sinal clínico de ter alteração prostática.

O PSA é um exame de laboratório que consegue avaliar se existe alguma chance de ter alguma célula tumoral em desenvolvimento. O exame de toque ou o PSA feitos de forma isolada não conseguem dar a informação precisa. Deve ser feita a combinação dos dois exames. A orientação é fazer essa avaliação anualmente a partir dos 45 anos de idade.

No Distrito Federal, três hospitais tratam o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São eles o Hospital Universitário de Brasília (HUB), o Hospital de Base e o Hospital Regional de Taguatinga, que têm suporte para o tratamento do câncer de próstata, entre eles a terapia hormonal, radioterapia e quimioterapia.

*O documento da Comissão Permanente de Vestibular, que apresentava a proposta para ingresso em etapas múltiplas, foi assinado por Lauro Morhy, Alda Baltar, Daisy C. Leininger, Edmundo Montalvão e Pedro Américo C. Senna.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.