SAÚDE

Hospital Universitário promove, nesta sexta-feira (13), ações de orientação em frente à Unidade de Pronto-Socorro. Haverá entrega de material informativo e preservativos masculinos

Foto: Emília Silberstein/UnB Agência

Embora a maioria dos brasileiros (94%) saiba disso, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), do Ministério da Saúde (MS).

Para conscientizar sobre a importância do uso do preservativo na prevenção da transmissão de DST e Aids, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) aproveita o feriado de Carnaval e promove campanha educativa para pacientes, familiares e colaboradores.

Na sexta-feira (13), das 10h às 16h, haverá ações de orientação em frente à Unidade de Pronto-Socorro (Emergência). No local, profissionais de saúde prestarão esclarecimentos sobre o assunto, entregarão material informativo e preservativos masculinos.

A atividade será coordenada por profissionais da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (Sost) e do Projeto Com-Vivência, serviço que presta assistência e apoio psicossocial a pacientes com HIV/Aids.

Projeto Com-Vivência HUB - O Com-Vivência é uma atividade de extensão da Universidade de Brasília (UnB) criada em 1996 para promover ações integradas de estudo e atendimento a pessoas com HIV/Aids e familiares. O projeto oferece assistência social e psicológica, no ambulatório e na enfermaria, de forma alinhada à equipe médica do HUB.

- Principais atividades assistenciais: aconselhamento pré e pós-teste anti-HIV e sobre práticas sexuais seguras, distribuição de preservativos, orientação e assistência social, atendimento psicológico individual, em grupo, conjugal e familiar, adesão ao tratamento antirretroviral e ao autocuidado, acompanhamento psicossocial de gestantes soropositivas.

- Principais atividades educativas: capacitação em HIV/Aids para profissionais de saúde, educação, assistência social e segurança pública, organização e disponibilização de dados para pesquisa, assessoria para ações assistenciais, educativas e(ou) de prevenção e oficinas sobre temas relativos a DTS e Aids

Campanha de prevenção de DST e Aids do HUB

Data: 13/2/2015