SAÚDE

Projeto realizado em parceria com Federal do Tocantins e Conselho de Farmácia pretende ainda implantar a Universidade da Maturidade em Brasília

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Foi apresentado na semana passada, em evento no Senado Federal, o curso de pós-graduação em Gerontologia da Universidade de Brasília. Na ocasião, foi lançada, ainda, a Universidade da Maturidade (UMA) em Brasília.

A cerimônia contou com a participação de professores, políticos, representantes do Conselho Regional de Farmácia do DF, idosos e alunos matriculados no curso.

O projeto, que tem a questão do envelhecimento humano como tema central, é realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Conselho Federal de Farmácia. A ideia é proporcionar convivência entre alunos formados em Farmácia e em outras áreas da Saúde e idosos da Universidade da Maturidade, iniciativa tocantinense.

O objetivo é que os alunos possam vivenciar o que é a velhice a partir de um contato próximo com o público idoso. “É um projeto interdisciplinar e deve gerar conhecimento inovador para preparar realmente os profissionais que têm interesse em trabalhar com essa área, de forma a ver o indivíduo coletivamente e em toda sua complexidade”, explica Margô Gomes, professora da UnB no Campus Ceilândia e vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia.

Professora Margô Gomes. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Os estudantes foram selecionados através de edital público. Para os idosos, não é necessário ter nenhuma formação acadêmica para participar. (informações aqui).

Para Neila Ozório, professora e coordenadora da Universidade da Maturidade no Tocantins, o tema deve ser incluído na agenda política do país. Segundo ela, a parceria com a UnB reforça esse movimento. “É importante que as pessoas fortaleçam e ampliem essa questão da gerontologia, além de fazer com que os idosos possam lutar por seus direitos”, diz Neila.

Recém-formada em Farmácia, Livia Furtado foi uma das selecionadas para curso de especialização. Mesmo com experiência em atividades com idosos durante sua formação, a aluna revela o que a atraiu nessa nova proposta: “Teremos relatos reais do que acontece na vida deles, iremos descobrir suas necessidades, carências, como devemos lidar, como devemos abordar, qual a linguagem utilizar. Ter esse contato e feedback é extremamente importante para saber como lidar com este público”.

As aulas terão início em março, inicialmente nas instalações do Conselho Regional de Farmácia. As atividades, em conjunto com a Universidade da Maturidade, serão realizadas na Faculdade da Ceilândia e no Clube da Saúde.