Evento aberto à comunidade será realizado no dia 16 no auditório ADUnB

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (16), a Universidade de Brasília promove uma mesa-redonda multiprofissional com o tema Seja amigo da sua voz. O objetivo é celebrar o Dia Mundial da Voz, comemorado na mesma data, e conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal.

A participação é aberta aos profissionais da voz e aos interessados no assunto. No encerramento, haverá a apresentação de um coral, ação que ocorre simultaneamente no mundo inteiro para marcar a data. O encontro reunirá médico otorrinolaringologista e professores de pedagogia, de fonoaudiologia e de música.

“A proposta é termos diferentes olhares sobre como cada profissional cuida da voz e como pode ajudar o outro nesse cuidado”, diz a professora de Fonoaudiologia da Faculdade UnB Ceilândia, Cristina Furia, coordenadora da atividade.

De acordo com ela, o país tem grande número de pessoas que usam a voz profissionalmente, a exemplo dos professores. “Um dos problemas pelo abuso e mau uso da voz é a rouquidão, que, se presente por mais de 15 dias, deve ser investigada por um médico”, alerta Cristina.

Entre as orientações para uma boa comunicação, estão falar sem esforço, beber dois litros de água diariamente, dormir bem, evitar pigarrear e gritar e reduzir a quantidade de fala durante períodos de gripe e crises alérgicas. Mais dicas sobre higiene vocal estão no folder de divulgação. Clique e saiba mais!

O evento tem como parceiros o Hospital Universitário de Brasília (HUB), o Hospital de Base, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), os Conselhos Regional e Federal de Fonoaudiologia e a Associação de Fonoaudiólogos do Distrito federal.

DIA MUNDIAL DA VOZ – Celebrado no Brasil desde 1999, o Dia Mundial da Voz passou a ter expressão internacional em 2003, quando iniciaram eventos organizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia. As campanhas anuais visam orientar a comunidade sobre os cuidados necessários para se ter uma voz saudável e expressiva.

Este ano, o Sistema de Conselhos e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia estão envolvidos em iniciativas por todos os estados, com distribuição de material informativo e realização de fóruns de discussão, palestras, mesas-redondas, atividades culturais e mutirões de atendimentos.

Mesa-redonda – Dia Mundial da Voz

Data: 16/4/15 (quinta-feira)

Horário: 16h às 20h

Local: Auditório ADUnB (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Casa do Professor – Asa Norte)