SAÚDE

Hospital lista os cuidados para o procedimento no Dia Mundial da Doação de Leite

Foto: Agência Brasil

 

A doação de leite materno representa um ato de solidariedade e que pode salvar vidas, principalmente de bebês internados, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. O Hospital Universitário de Brasília (HUB) aproveita a data para reforçar a importância da doação, agradecer as 70 mulheres que contribuíram, até abril deste ano, com o estoque de leite do hospital, e orientar sobre os procedimentos que devem ser realizados para a mulher se tornar uma doadora.

 

A doação é uma das atividades realizadas pelo Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno do HUB (NIAM), por meio do Banco de Leite Humano (BLH). De acordo com a pediatra neonatologista Rita de Fátima Pinto, as doadoras são agendadas no próprio NIAM/BLH, mas também recebem visitas da equipe de profissionais em casa para a coleta do leite. O serviço conta com o auxílio de todas as mulheres que tenham condições de ser doadoras para aumentar o estoque do produto.

 

O Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno oferece ainda atendimento em grupo e individual, reuniões agendadas com gestantes, apoio às mulheres antes e depois do parto, e está disponível para atender qualquer mãe que esteja com dúvidas ou dificuldades na amamentação.

 

O que fazer para ser doadora

 

- Estar amamentando ou retirando leite para o próprio filho
- Ser saudável
- Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite ordenhado
- Não fumar mais que 10 cigarros por dia
- Não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação
- Não usar álcool ou drogas ilícitas.

 

Higiene e cuidados na hora da doação

 

- Procurar ambiente adequado e evitar a coleta em banheiros e locais onde se encontram animais domésticos
- Usar frasco de vidro com tampa de plástico previamente esterilizado
- Prender obrigatoriamente os cabelos, com gorro, touca de banho ou pano amarrado, e proteger a boca e o nariz com máscara, fralda de tecido ou pedaço de pano
- Lavar as mãos e os braços até os cotovelos com água corrente e sabonete. As unhas devem estar limpas e de preferência curtas
- Evitar conversas durante o procedimento
- Procurar uma posição confortável e manter os ombros relaxados

 

Como retirar o leite das mamas

 

- Apoiar o peito com uma das mãos e com a outra posicionar os dedos indicador e médio na região da auréola. Depois, iniciar massagens circulares até chegar à base do peito, próximo às costelas
- Inclinar-se levemente para frente, para iniciar a retirada do leite
- Desprezar os primeiros jatos de leite (0,5 a 1 ml)
- Lembrar que nos primeiros minutos o leite não sai, ou sai em pequena quantidade, o que ocorre até a liberação da descida do leite

 

Armazenamento em casa

 

- O frasco do leite coletado deve ser identificado com nome e data da primeira coleta e deve ser armazenado em freezer ou congelador separado de outros alimentos. Quando não houver disponibilidade de armazenagem exclusiva, o leite deve ser acondicionado dentro de outro recipiente impermeável (saco ou recipiente plástico) e deve ser mantido em posição vertical.
- No caso de novas coletas para complementação do volume já coletado anteriormente, usar um copo de vidro fervido por 15 minutos (contados a partir do início da fervura) e resfriado. Ao final da coleta, acrescentar a nova retirada de leite ao frasco com leite já congelado e levá-lo imediatamente ao congelador ou freezer, evitando o degelo.
- Não preencher toda a capacidade do frasco, deixando sempre o volume 2 a 3 cm abaixo da borda.

 

Observação: esse leite pode ser usado para o próprio filho ou ser transportado para o Banco de Leite Humano mais próximo em até 15 dias.

 

SERVIÇO

 

Banco de Leite do HUB
Atendimento: de segunda à sexta, das 7h às 19h, e sábado e domingo, das 7h às 13h
Informações: 2028-5585 ou 2028-5391

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.