SAÚDE

Hospital-escola inaugurou 18 consultórios na clínica de ensino odontológico. Instalações vão servir para atendimento ao público e prática de estudantes

Representantes do HUB, da Ebserh e da UnB descerram placa de ampliação da clínica de ensino odontológico do hospital. Foto: Comunicação Ebserh

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) inaugurou, nesta quinta-feira (14), uma nova ala para a clínica de ensino odontológico. O novo espaço, que fica no subsolo da unidade de saúde bucal, ganhou 18 consultórios para a prática dos alunos de graduação em Odontologia da Universidade de Brasília (UnB). Três banheiros, uma recepção e várias salas de apoio complementam a estrutura. Agora, o HUB passa de 41 para 59 consultórios, mais amplos e modernos.

A novidade traz uma melhoria direta no ensino, já que recentemente houve aumento na oferta de vagas para o curso de Odontologia. A cada semestre, trinta novos alunos iniciam atividades práticas no serviço. Diariamente, atuam no local cerca de 80 estudantes de graduação.

“Prestar assistência e formar profissionais, esses são os nossos dois mais importantes pilares”, disse Eduardo Vieira, que assumiu recentemente a vice-presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do HUB. “Vamos incentivar e cada vez mais dar condições aos nossos hospitais para serem centros formadores de excelência, que também prestam assistência à comunidade”, completou Vieira.

Reitora Márcia Abrahão frisou papel social do HUB durante solenidade de entrega de novas instalações do hospital. Foto: Comunicação Ebserh

A reitora Márcia Abrahão comemorou a inauguração do novo espaço. “O HUB é, provavelmente, um dos braços da Universidade de Brasília que gera mais impacto para a população do Distrito Federal e Entorno, onde desempenhamos com plenitude atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destacou. "É uma alegria saber que nossos estudantes e professores da Odontologia poderão contar com mais essa estrutura", acrescentou.

“É um grande momento de integração de ensino e serviço. Estamos muito felizes de poder ser instrumento de uma proposta desta grandeza, que vai impactar e contribuir na vida de tantas pessoas”, avaliou a superintendente do HUB, professora Elza Noronha.

MODERNIZAÇÃO – Entre as principais melhorias, estão o aumento do tamanho dos boxes de atendimento, aprimoramentos em segurança, acessibilidade, iluminação e ventilação, climatização do ambiente, economia de energia elétrica com sensor de presença nos banheiros e instalações para videoconferências.

“Temos novos consultórios, ambiente climatizado, espaços para estudo de caso, gerador, mais conforto para pacientes e estudantes. Todos ganham com esta entrega”, avaliou o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB, professor Laudimar Oliveira.

Gestores envolvidos foram levados a conhecer o novo espaço, que fica no subsolo da unidade de saúde bucal. Foto: Comunicação Ebserh

A obra durou um ano e meio e foi realizada por empresa contratada via licitação. O valor do investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão, viabilizado por meio de emenda parlamentar.

Ainda foram compradas cadeiras e aparelhos odontológicos, totalizando investimento de R$ 283 mil, vindos do Ministério da Saúde. Já o mobiliário, como mesas, armários e estantes, foi viabilizado pelo próprio HUB, com o reaproveitamento de materiais já existentes no hospital.

Além dos 59 boxes da graduação, o HUB tem outros 14 consultórios que são destinados ao uso do serviço de odontologia. Em média, a unidade realiza 3,3 mil atendimentos por mês. A população também tem acesso à especialidade por meio de dois consultórios itinerantes, que estão em Itapoã e Paranoá. A equipe da Unidade de Saúde Bucal é composta por 50 trabalhadores, entre dentistas, profissionais administrativos e técnicos em saúde bucal, radiologia e prótese dentária.