SAÚDE

Ação para reduzir fila contará com 161 exames, 120 consultas, oito cirurgias e atividade educativa, com a participação de mais de 80 profissionais

Para ajudar a reduzir o tempo de espera por atendimento e diminuir a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) participa, na próxima quarta-feira (31), do segundo mutirão da rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação contará com a realização de 161 exames, 120 consultas e oito cirurgias. O atendimento é direcionado a pacientes já selecionados, de acordo com a lista de espera dos procedimentos.

A ação envolverá 80 pessoas, entre médicos, profissionais de saúde, professores, estudantes de graduação, residentes e funcionários administrativos. Entre os exames, serão feitos 36 raios-x de mama, 45 ecografias mamárias, 40 gonioscopias (exame usado por oftalmologistas para diagnóstico de glaucoma) e 40 pacmetrias (procedimento oftalmológico que mede a espessura da córnea).

As 120 consultas estão divididas entre as especialidades de otorrinolaringologia, que realizará 50 atendimentos de primeira vez, oftalmologia, com 40 triagens de catarata, e odontologia, que terá 30 acolhimentos. O objetivo é auxiliar no diagnóstico e encaminhar os pacientes para início de tratamento e até cirurgia, quando necessário, seja no próprio HUB ou em hospitais da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

Oito pessoas terão a oportunidade de aliviar a dor e ter melhor qualidade de vida com a colecistectomia, cirurgia para retirada de vesícula. O procedimento será feito por videolaparoscopia, o que garante menor tempo de recuperação e menos cortes. O mutirão ainda contará com uma atividade educativa. Durante o dia todo, 20 alunos de Medicina da UnB participam do curso Suporte básico e avançado de vida em cardiologia, com o uso de manequins para simular atendimentos e aprimorar a capacitação.

AÇÃO NACIONAL A ação do HUB faz parte do segundo mutirão nacional da rede Ebserh, que ofertará mais de oito mil procedimentos nesta edição, o dobro de atendimentos realizados na primeira, em 2016. No HUB, o primeiro mutirão teve oito cirurgias de próstata. A iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados, nas cinco regiões do país. As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas, com envolvimento de 3,7 mil pessoas.