ESPORTE

UnB recebeu a competição que durou quatro dias e reuniu nomes conhecidos e revelações dos saltos ornamentais

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O tempo nublado que pairava em Brasília se foi e o céu se abriu na manhã da última quinta-feira (19) para que a cidade recebesse as provas do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais. O Centro de Excelência da UnB, no campus Darcy Ribeiro, sediou a competição, que se estendeu até o domingo (22), e reuniu nove equipes de diversas regiões do Brasil. O Fluminense foi o time campeão na soma da pontuação e alcançou seu nono título consecutivo. Além das premiações para plataforma e trampolim de 1 e 3 metros individual e misto, o evento definiu os últimos nomes a conquistarem suas vagas para os Jogos do Rio 2016 nos saltos sincronizados.

Foram quatro dias de muito esforço dos atletas, que aproveitaram a oportunidade para prepararem o físico para as grandes disputas que estão por vir. O reitor da UnB recepcionou os saltadores durante a abertura oficial da programação e parabenizou o desempenho deles. “Eu sei que vocês fizeram o máximo. Parabéns a todos vocês. Quero desejar boa sorte na competição e nas Olimpíadas”, declarou.

Reitor da UnB e autoridades do esporte discursaram durante abertura do evento. Foto: Júlio Minasi/ Secom UnB

Também estiveram no ato a secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros, o secretário nacional de Alto Rendimento, Guilherme Ângelo Raso, e o diretor da Faculdade de Educação Física da UnB, Jake Carvalho do Carmo. Leila Barros lembrou do tempo em que era atleta e reconheceu o mérito dos saltadores por terem a oportunidade de participar em casa de um dos maiores eventos esportivos mundiais. “Eu sei da responsabilidade, a adrenalina é grande. Mas vocês têm que sair da água com o sentimento que deram o seu melhor”, incentivou a secretária.

Na arquibancada, estudantes da UnB acompanhavam os saltos, curiosos para verem de perto os atletas olímpicos. A graduanda em Educação Física Daiane Conceição de Jesus, por exemplo, logo que ficou sabendo da competição se programou para dar uma passadinha no local. “O Centro Olímpico valoriza nossa Universidade. Acho importante receber esses eventos”, comentou.

Saltadoras escolhidas para compor seleção brasileira nos Jogos do Rio 2016: Tammy Galera e Juliana Veloso. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

SELECIONADOS – Já no início das atividades do Troféu Brasil, na quinta-feira (18), o público pôde conhecer os primeiros atletas olímpicos selecionados. A dupla feminina Juliana Veloso e Tammy Galera, do Fluminense, garantiu a participação nos Jogos no trampolim de 3 metros. Já o veterano do Mackenzie, Hugo Parisi, e o estreante de Pinheiros, Jackson Rondinelli, serão os representantes masculinos na plataforma sincronizada.

Na sexta-feira (22), foi a vez das medalhistas no Pan Americano Ingrid Oliveira e Giovana Pedroso se juntarem à seleção brasileira também na mesma prova. É a primeira participação das duas nos Jogos Olímpicos e as expectativas são muitas. “Gostaria que ficássemos entre 5º lugar e ouro nas Olimpíadas no sincronizado”, sonha Oliveira, que também venceu na plataforma feminina individual do Troféu Brasil e participará de uma repescagem para os Jogos do Rio também no individual. Ian Matos e Luiz Outerelo (Fluminense) completaram a equipe brasileira no trampolim de 3 metros sincronizado.

Prata no Pan Americano, Ingrid Oliveira é uma das apostas do Brasil nos saltos ornamentais para Olimpíadas. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Em provas não decisivas para as Olimpíadas, outros grandes nomes dos saltos ornamentais também se destacaram. No trampolim misto de 3 metros, Tammy Galera – também vitoriosa na prova individual – e Ian Matos faturaram o ouro. O saltador paraense também venceu na final do trampolim de 1 metro, que não entra na categoria das provas olímpicas, e foi bicampeão no trampolim de 3 metros, desbancando o favorito César Castro, do Mackenzie. “Essa prova de um metro, por mais que não seja Olímpica, representa muito, porque sempre consegui me superar e nos últimos três anos venho ganhando”, comemora Matos. O atleta vem se preparando desde 2003 para a estreia nos Jogos do Rio 2016.

EXCELÊNCIA – Em março de 2014, a UnB, com investimentos do Ministério do Esporte, passou a contar com uma estrutura para formação e treinamento de atletas para os Jogos Olímpicos nos saltos ornamentais. Como parte do Parque Aquático Professor William Passos, o Centro de Excelência da modalidade conta com uma piscina, duas plataformas de saltos – de 5 metros e outra de 10 – e dois trampolins de 1 e 3 metros. Além de um espaço formador, as atividades ali desenvolvidas envolvem pesquisas diversas para análises biomecânicas, psicológicas e nutricionais de atletas olímpicos, o que contribui na melhoria do desempenho.

“Dentro da Universidade nós temos um laboratório com os melhores participantes, que são os atletas de nível olímpico. Nossos estudantes estão ávidos para aprender, para conviver com esse espírito do alto rendimento”, avalia o diretor da Faculdade de Educação Física, Jake Carvalho do Carmo.