Reitor Ivan Camargo recebe atletas universitários

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Delegação com 20 atletas, técnicos esportivos e dirigentes visitou a Reitoria da Universidade de Brasília na manhã desta terça-feira (23). O encontro serviu para relatar o desempenho recente da instituição em competições nacionais. A maior parte do grupo representava os medalhistas na Liga do Desporto Universitário de Lutas, disputada em maio na Universidade de São Paulo. Atletas que contribuíram para a conquista do ouro masculino e do bronze feminino por equipes, no xadrez, em liga equivalente, também foram recepcionados.

O reitor Ivan Camargo demonstrou satisfação com os depoimentos e os resultados obtidos. “Parabéns pela dedicação e pelo esforço de cada um de vocês”, disse o gestor.

“Conseguimos bons resultados e estamos melhorando sistematicamente”, disse o estudante de Engenharia Mecânica e enxadrista Victor Shumyatsky, campeão individual e por equipe em sua modalidade. “É muito prazeroso carregar o nome da UnB”, avaliou o estudante de Educação Física Arthur Felipe Nascimento, quinto colocado na categoria peso médio do judô.

Aluno de Ciências Naturais no campus de Planaltina e campeão por equipe na categoria kata, o carateca Gervandisnider Fagundes classificou como “privilégio” poder representar a Universidade “ao lado de amigos e competir com atletas de ponta”. O alto nível dos oponentes, aliás, foi alvo constante das declarações. A liga de lutas serviu como seletiva para modalidades da Universíade, os jogos olímpicos universitários que serão disputados este ano na Coreia do Sul.

A diretora de Esporte, Arte e Cultura (DEA), Lucila Souto Mayor, definiu como “supergratificante” o desempenho e o comprometimento dos estudantes. A decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo, parabenizou o feito " e o empenho dos excelentes atletas da Universidade”.

Carlos Alberto Diniz: "Essa bandeira [da UnB] enche a gente de orgulho". Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

EMOÇÃO – O encerramento da reunião foi marcado por depoimento emocionado do coordenador de esporte da DEA, Carlos Alberto Diniz, o Carlão. “Tem três bandeiras que carrego comigo, esta aqui [ao desenrolar uma bandeira da UnB], a do Brasil e a do Botafogo”, disse. Com lágrimas nos olhos, ele lembrou que trabalha há mais de 30 anos na instituição. “Essa bandeira enche a gente de orgulho”.

Muito saudado pelos presentes, Carlão avalia que os resultados anunciados ajudam a desenvolver o esporte na Universidade. “Fazemos um trabalho de formiguinha e estamos colhendo resultados”, afirmou.

INFRAESTRUTURA – Nem tudo foi comemoração no encontro. A situação dos espaços esportivos e das condições de treinamento na universidade foram alvos de crítica. Integrante da equipe terceira colocada no xadrez feminino, a aluna de Ciências Farmacêuticas Geisa Barbalho relatou impasses para conseguir local definitivo para a prática da modalidade. Bronze no caratê, a estudante de Agronomia Maíra Lopes criticou a falta de espaço para treinos físicos e técnicos. Atrasos no pagamento de bolsas, falta de treinadores e impossibilidade de usar a academia no Centro Olímpico também estiveram entre as queixas.

O reitor Ivan Camargo reconheceu as deficiências estruturais e comentou as complicações do momento econômico das universidades públicas. “Temos que resolver essa questão [da infraestrutura esportiva] de forma sistêmica para termos regularidade nos investimentos”, disse. O gestor também lamentou a desistência da capital federal de sediar a Universíade de 2019, fato que impediu a execução de obras de melhorias no Centro Olímpico.

A decana Denise Bomtempo defendeu mais recursos para o esporte universitário. “É preciso investir mais e garantir as condições necessárias para essa parte da comunidade que tão bem representa a UnB”. Quanto a bolsas em atraso, ela informou que reunião estava marcada com o Ministério da Educação para tratar do assunto.