COMUNIDADE

Agremiação formada por estudantes vai organizar jogos internos, congregar clubes e atléticas e dialogar com federações

Organizar os Jogos Internos da UnB (JIUnBs) é uma das atribuições da recém-criada Associação Esportiva Universidade de Brasília (UnB-AE). Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

A partir deste mês, a Universidade de Brasília possui uma nova entidade de representação esportiva. O estatuto da Associação Esportiva Universidade de Brasília (UnB-AE) foi aprovado nesta terça-feira (12), em reunião pública com membros da comunidade acadêmica. O encontro também definiu a formação da primeira diretoria da associação. Entre as atribuições da UnB-AE está a organização dos Jogos Internos da UnB (JIUnBs) e a representação junto a instituições oficiais do esporte universitário.

Eleito presidente do conselho deliberativo da UnB-AE, o estudante de Gestão do Agronegócio Phelipe Rodrigues espera que a atuação da entidade ajude a dar mais visibilidade ao esporte na Universidade. Membro da Atlética Visionária, Rodrigues elogia a aproximação entre clubes e atléticas no processo de concepção da nova associação e enxerga nessa união um ingrediente promissor. “Juntos vamos a lugares mais altos”, aposta.

O conselho deliberativo possui cinco membros. Além dele, a UnB-AE também possui um conselho fiscal, com três membros, e está prevista a constituição de um conselho consultivo. De acordo com o estatuto, os mandatos para os cargos eletivos são de um ano.

Vice-presidente do conselho deliberativo, Willian Schneider é aluno especial do mestrado em Nutrição. Ele destaca a volta da presença estudantil na organização do esporte universitário. “O olhar do estudante é importante. Ficamos muito tempo sem essa representação”, avalia.

Pioneiro no clube de Rugby, ele espera empregar na associação os conhecimentos adquiridos em curso de gestão do esporte e em participação em projetos sociais. “A preocupação não é só com a prática esportiva. Temos que estimular a cooperação e a promoção da igualdade”, reconhece.

A Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) dará apoio técnico à associação. O diretor da DEL, Alexandre Rezende, reforça que a UnB-AE é resultado da mobilização discente e garante aos estudantes o protagonismo na promoção do esporte. “Espero que a associação contribua para aumentar o envolvimento de atletas e de interessados pelo esporte.”

Associação Esportiva Universidade de Brasília (UnB-AE) - Fevereiro de 2019

Conselho Deliberativo
Presidente – Phelipe Rodrigues (atléticas)
Vice-presidente – Willian Schneider (clubes)