ESPORTE COMUNITÁRIO

Projeto Recreando promove torneio de futebol virtual em simulação ao mundial da Rússia. Final acontece um dia após o início da competição oficial

Anfiteatro 10 do ICC recebe as partidas da Copa do Mundo de Futebol Virtual. Foto: Júlio Minasi/DEL-DAC

A abertura oficial da Copa do Mundo de Futebol disputada na Rússia acontece nesta quinta-feira (14). Mas, na UnB, o torneio já está chegando ao fim. Trata-se da Copa do Mundo de Futebol Virtual, evento organizado pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), que acontece no anfiteatro 10. A partida final está marcada para as 11h30 desta sexta-feira (15). O público pode acompanhar.

O torneio está inserido no Projeto Recreando e teve início há duas semanas. O campeão e o vice garantem vaga na final da seletiva dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) na modalidade futebol eletrônico. A distribuição das 32 seleções nos grupos e os cruzamentos das fases eliminatórias foram organizados em conformidade com a tabela do Mundial da Rússia.

“A ideia é embarcar no clima de Copa e fazer um torneio o mais próximo possível da realidade”, afirma o técnico desportivo da DEL Cristiano Navarro, um dos idealizadores da competição, realizada em parceria com o Clube de Futebol Eletrônico da UnB.

“É muito divertido jogar esse torneio logo no mês da Copa”, diz o estudante de Educação Física Lauro Carvalho, que representa a Austrália na competição. “Meu objetivo é não perder”, afirma ele, que promete apostar na postura defensiva da equipe, apontada como potencial zebra do grupo, que também reúne Dinamarca, França e Peru. O aluno elogia a iniciativa da organização e sugere “mais eventos assim e mais espaço para os esportes virtuais na UnB”.

Controlando a Dinamarca, o também futuro profissional de Educação Física Raphael Medeiros foi responsável por marcar o primeiro gol da Copa virtual. “É muito interessante jogar em um telão, mas requer adaptação, por conta das dimensões ampliadas”, diz. Colega de curso e rival dele na partida inicial, Álvaro Anchieta, que jogou com o Peru, avalia o torneio como “uma oportunidade muito boa para socializar e relaxar um pouco da rotina de estudos”.

Estudantes de Educação Física, Álvaro Anchieta e Raphael Medeiros comandaram Peru e Dinamarca, respectivamente, na Copa do Mundo de Futebol Virtual. Foto: Hugo Costa/DEL-DAC

DISPUTA E NOVA EDIÇÃO A procura pelo torneio foi grande e as vagas se esgotaram em pouco mais de dois dias de inscrição. “Tivemos uma adesão muito boa. Abrimos uma lista de espera e não descartamos a possibilidade de promover uma nova edição”, diz Cristiano Navarro. Ainda não há data prevista.

A plataforma utilizada nas partidas é o console Playstation 4 e o jogo é o Fifa 18. Como todas as atividades do Recreando, a participação é aberta à comunidade e gratuita.

NOVAS COMPETIÇÕES – O mês de junho também vai marcar a disputa em outras modalidades no Recreando. Entre as competições previstas estão as de futebol 3 x 3, futevôlei 3 x 3, swordplay, tênis de mesa e vôlei 4 x 4. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou durante as atividades do projeto, sempre ao meio-dia, no ICC Sul.

“Os torneios são um passo natural com o crescimento da motivação e competitividade entre os participantes, sempre dentro do escopo do lazer, que norteia o Projeto”, diz o técnico Cristiano. “As competições visam a integração da comunidade. As medalhas são apenas um detalhe. O mais importante é a confraternização”, complementa.