ESPORTE

Times feminino e masculino vencem disputa local e garantem vaga na maior competição universitária do país. Esta será a única modalidade em equipe com participação da UnB

Times feminino e masculino de handebol da UnB classificados para os JUBs. Foto: divulgação/DEA

O handebol da Universidade de Brasília dominou os Jogos Universitários do Distrito Federal (JUDF), etapa seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).  As equipes feminina e masculina superaram a UPIS em disputa em melhor de três jogos, finalizada no domingo (30), no Ginásio do Cruzeiro. O empate em 21 a 21 foi suficiente para a classificação das meninas, que haviam vencido o primeiro encontro por 25 a 21. Após dois empates, o time masculino venceu por 22 a 14.

“Jogamos com tranquilidade e de acordo com o regulamento”, diz o técnico da equipe feminina, Marcelo Marques. Ele diz que enxerga clara evolução no time que, antes de seguir para os JUBs, disputa ainda esta semana a Liga Centro-Oeste contra equipes dos três estados da região e de Tocantins. “Estamos em bom nível e mais experientes”, afirma.

O treinador do time masculino, Mateus Rodrigues, comemora a classificação de uma equipe “que se comportou muito bem”. Ele avalia que o aproveitamento nas transições de contra-ataque foi decisivo para a vitória com placar dilatado. “Agora vamos descansar uma semana e voltaremos focados para a disputa dos JUBs”, diz.

“Estaremos muito bem representados nos JUBs”, avalia o coordenador de esporte da Diretoria de Esporte Arte e Cultura (DEA/DAC), Carlos Alberto Diniz, o Carlão. Satisfeito com o desempenho do handebol, ele projeta o envio de uma delegação maior do que a dos jogos do ano passado, em Cuiabá (MT), quando 40 atletas vestiram a camisa da UnB. “Iremos mais fortes e com mais atletas”, garante.

Os primeiros adversários da Universidade no handebol dos Jogos Universitários Brasileiros já estão definidos. O time feminino está em grupo com Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O masculino enfrenta Alagoas, Goiás e Rio Grande do Norte. Ambos disputam a segunda divisão da competição.  Os JUBs completam 65 edições em 2017. O evento deste ano será disputado a partir de 18 de outubro em Goiânia.