COMUNIDADE

Cronograma elaborado pela DEA prevê a prática e a exibição de 12 modalidades até o fim de junho

O estudantes Matheus Cordeiro e Natália Campos se enfrentaram no jogo de tênis de mesa. Foto: Hugo Costa/DEA/DAC

Depois de uma manhã de estudos e trabalho, um momento para descontrair e praticar atividade física ou lúdica. Essa é a proposta do Projeto Recreando, da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), que a partir desta semana vai movimentar a ala sul do Instituto Central de Ciências. Todas as terças e quintas, a partir do meio-dia, uma modalidade vai ser ofertada para o lazer de estudantes e trabalhadores da Universidade de Brasília.

“Achei ótimo a UnB proporcionar esse momento”, diz o estudante de Engenharia de Redes Matheus Cordeiro. “É um horário vago que podemos utilizar para relaxar e nos distrair um pouco”, avalia. “Está muito legal. Acho que também é uma chance de encontrar novos atletas para a Universidade”, diz a aluna de Matemática Nathália Campos, que venceu Matheus por 13 a 11 no tênis de mesa, a primeira modalidade do Recreando.

“Essa é uma forma de trazermos o esporte para mais perto. O projeto é democrático e abre as portas para todos participarem”, diz o técnico desportivo da DEA Cristiano Hoppe Navarro. Ele explica que os encontros vão privilegiar partidas recreativas, mas também contarão com torneios relâmpagos.

“A ideia é incentivar a prática do esporte. Além disso, é uma oportunidade para apresentarmos algumas modalidades pouco convencionais”, explica o também técnico desportivo Pedro Ivo Barbosa dos Santos.

As demais modalidades ofertadas este semestre pelo Recreando são badminton, peteca, swordplay, flag football, rugby touch, futebol virtual, beach tennis, futevôlei e ultimate frisbee.  Haverá ainda exibição de cheerleading e futebol de robôs.

>> Confira a programação até junho

PARA MULTIPLICAR – A proposta da DEA é estender o projeto e abrir espaço para iniciativas similares no Darcy Ribeiro e nos outros campi. “A intenção do Recreando é contagiar os estudantes. Queremos deixar claro que podemos nos apropriar de espaços tidos como não convencionais para promover o esporte e o lazer”, afirma o gestor da área esportiva da DEA e professor da Faculdade de Educação Física, Alexandre Rezende.

O docente explica que a Diretoria vai apoiar, com instruções e empréstimo de equipamentos, os representantes da comunidade que queiram realizar práticas como as do Recreando. “Precisamos investir na promoção da qualidade de vida e há muito espaço para isso na Universidade”, afirma. “Recrear remete a criar novamente. É isso que também buscamos: recriar um tempo para o lazer e a satisfação pessoal”.

Projeto Recreando – Esporte ao meio-dia
Local: ala sul do ICC, próximo à agência da Caixa Econômica Federal
Data: todas as terças e quintas, ao meio-dia, até o fim de junho
Participação gratuita e disponível para toda a comunidade universitária