INOVAÇÃO

Termo de cooperação com Instituto Nacional de Tecnologia da Informação prevê desenvolvimento de software que possibilitará criação e verificação de assinaturas digitais em arquivos PDF

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A Universidade de Brasília e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) assinaram, na segunda-feira (17), termo de cooperação para pesquisa e desenvolvimento de aplicativo que possibilitará a criação e verificação de assinaturas digitais em arquivos PDF, baseadas no padrão de assinatura PAdES da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

No encontro, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos, falou sobre a importância da cooperação entre as instituições. “Esta será a primeira iniciativa mundial nessa linha. O aplicativo criado a partir desta cooperação será incorporado ao gerador e visualizador de arquivos PDF e facilitará o uso da certificação digital ICP-Brasil por diversos setores”, explicou Lemos.

O termo de cooperação foi assinado pelo reitor da UnB, Ivan Camargo, que destacou a importância do desenvolvimento de novas tecnologias. “Ter a oportunidade de participar do desenvolvimento de uma tecnologia nacional que será amplamente utilizada é muito importante para nós. Esperamos que essa seja a primeira de muitas parcerias, visto que vivemos em uma época de constante desenvolvimento tecnológico”, afirmou Camargo. O documento também receberá a assinatura do diretor-presidente do ITI, Renato Martini.

O projeto será coordenado pelo professor do curso de Engenharia de Software da UnB Luiz Laranjeira. O aplicativo, após finalizado, deve ser disponibilizado ao público em geral e incorporado ao gerador e visualizador de arquivos PDF.

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

SAIBA MAIS – O PAdES é o padrão que permite a utilização de assinaturas digitais em arquivos PDF. Os debates sobre o padrão de assinatura PAdES tiveram início em 2012, quando o Comitê Gestor da ICP-Brasil (CG ICP-Brasil) criou um Grupo de Trabalho (GT) que tinha por objetivo propor uma forma de regulamentação do PAdES no âmbito da ICP-Brasil.

Após os estudos, ficou definido que, assim como no CAdES e XAdES, o PAdES deveria ter sua regulamentação baseada em políticas de assinatura ICP-Brasil. Em 2014, por nova determinação do CG-ICP-Brasil, novo GT foi instituído para elaboração de proposta de regulamentação do PAdES e criação de um plugin que possibilitasse o leitor PDF validar as políticas estabelecidas pela ICP-Brasil. A proposta de regulamentação do PAdES está pronta e será submetida à apreciação na próxima reunião do CG ICP-Brasil, que será realizada no dia 25 de agosto.

p>