SAÚDE PÚBLICA

A pesquisa avalia as atitudes da população em relação à imunização

O projeto se propôs a investigar a intenção dos brasileiros de tomar vacina. Imagem: Jefferson Peixoto

 

A vacina contra o novo coronavírus é algo que muitas pessoas anseiam, entretanto, há quem se mostre resistente em relação a nacionalidade da provável imunização. É o que aponta o estudo Brasileiros resistem a vacinas da China e da Rússia realizado pelo Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública (CPS/UnB). A pesquisa mostra a relação de interesse de 2.771 brasileiros quando a vacina foi associada a outros países.

 

>> Saiba mais sobre o estudo 

 

“Queríamos investigar a intenção de vacinação dos brasileiros contra a covid-19 e entender melhor os fatores associados à maior ou menor disposição em tomar a vacina, quando ela estiver disponível. Testamos alguns argumentos e também a associação da vacina à nacionalidade de alguns fabricantes cujas pesquisas já estão em fase adiantada de testes. É o caso da China, da Rússia, dos Estados Unidos e da Inglaterra”, informou Wladimir Gramacho, coordenador do estudo e do CPS. 

Wladimir Gramacho destacou que a pesquisa não avalia a qualidade das vacinas, mas sim a opinião pública dos brasileiros entrevistados. Foto: Arquivo pessoal

 

O estudo é uma parceria entre a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Western University, do Canadá. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas, de 23 de setembro a 2 de outubro, com brasileiros de diferentes regiões, classes sociais e idades.

 

Para analisar a questão da nacionalidade da vacina, cinco versões de uma mesma pergunta foram utilizadas. Uma das versões serviu como “grupo de controle” e não contou com a indicação sobre a origem do antivírus, em outras versões foram indicadas a origem de produção. Os entrevistados foram sorteados de forma aleatória para responder uma das cinco versões da pergunta.

 

Quando a vacina foi relacionada à China a intenção de vacinação reduziu em 16,4%; à Rússia, -14,1%; aos Estados Unidos, -7,9%; e à Inglaterra, -7,4%. A pesquisa ainda destaca que 78,1% dos entrevistados dizem ter alguma ou muita chance de serem vacinados, enquanto 21,9% afirmam ter nenhuma ou pouca chance. 

O gráfico mostra o efeito da identificação da origem de produção da vacina sobre a intenção de vacinação contra a covid-19. Arte: Secretaria de Comunicação da UnB

 

POLITIZAÇÃO – “Entre os mais propensos a se vacinarem estão pessoas com mais de 60 anos de idade, homens, e brasileiros com maior escolaridade e de classe social mais alta. Entretanto, os resultados também mostram que há uma associação muito forte com as preferências políticas”, destacou Wladimir.

 

Segundo o estudo, a divergência ideológica ligada à política pode ter impacto nos padrões comportamentais da população brasileira, em especial quando a vacina vira pauta. Foi identificado com o estudo que 27% das pessoas que apoiam o presidente Bolsonaro estariam dispostas a se vacinarem no caso de uma produção chinesa, já entre os opositores a porcentagem quase dobra (54%), levando em consideração a origem da vacina.

Intenção de vacinação contra a covid-19 por origem da vacina. Arte: Secretaria de Comunicação da UnB

 

O coordenador do estudo ainda destaca a importância de uma maior unidade no discurso de autoridades políticas e sanitárias. Ele acredita que isso trará melhores informações e mais segurança em relação ao processo de vacinação.

 

“Infelizmente, no Brasil, como em alguns outros países, a pandemia foi partidarizada e essa divisão entre as elites políticas parece ter aprofundado uma divisão social também sobre o que fazer. Está passando da hora de um pacto político a favor da segurança sanitária no país.”

 

RESPOSTA ESTÁ NOS TESTES – Para especialistas não envolvidos com o estudo, os testes da vacina devem ser levados em consideração antes de qualquer outra característica. “A vacina, quando for aprovada, tem de ser aprovada porque passou por vários testes. Então, se os testes forem positivos, não tem por que as pessoas não se vacinarem. Não tem por que ficar com medo da vacina, até mesmo porque elas estão passando pelos testes aqui no Brasil. A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] vai avaliar esses resultados e, se considerar que o resultado é positivo, não tem por que não tomar. O problema maior está sendo essa desinformação”, observa Bergmann Ribeiro, professor do departamento de Biologia Celular da UnB.

 

“As vacinas hoje em dia são muito seguras: para liberar uma vacina, existem muitos processos. Acho que isso não é claro para as pessoas. Essa classificação das vacinas quanto a sua origem e a transformação disso num palco político-partidário é muito ruim. Pelo contrário, o que devemos fazer, neste momento, é fortalecer a ciência. Temos que começar a educar para a vacina. Agora é um momento importante para as pessoas entenderem as etapas e os critérios de liberação de vacinas para garantem que sejam seguras”, destacou Jonas Brant, professor no departamento de Saúde Coletiva da UnB.

 

Leia também:

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Cerimônia de posse celebra nova direção do Centro de Excelência em Turismo (CET)

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Ciclo de webinários sobre internacionalização termina nesta quarta-feira (25)

>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB

>> Tutores oferecem suporte para andamento do semestre letivo na Universidade de Brasília

>> Conselho Universitário celebra recondução de reitora da Universidade de Brasília

>> Maria Lucia Pinto Leal é a mais nova professora emérita da Universidade de Brasília

>> Nova direção da Faculdade UnB Planaltina toma posse

>> Reitora Márcia Abrahão agradece à comunidade acadêmica por apoio para recondução ao cargo

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Congresso de Iniciação Científica tem edição totalmente virtual

>> UnB firma parceria com Banco do Brasil para inclusão digital de estudantes

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> UnB dá início ao biênio 2020-2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.