PUBLICAÇÃO

Dois pesquisadores e designers resgatam trajetória de um dos pioneiros da poesia visual no país

Um dos seis poetas revelados na 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta de 1956, Wlademir Dias-Pino é responsável por uma das obras mais singulares da poesia visual no Brasil.

Parte substancial da produção crítica e poética concebida por Dias-Pino entre os anos 1950 e início dos anos 1970, inserida no bojo dos movimentos da poesia concreta e do poema-processo, é o tema do novo livro que será lançado na próxima terça-feira (23), pelo professor da Universidade de Brasília Rogério Camara e pela pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo Priscilla Martins.

Foi a partir do primeiro lugar obtido no edital proposto pela Funarte ao estímulo à Produção em Artes Visuais 2014 que os autores escreveram, produziram e editaram Poesia/poema: Wlademir Dias-Pino, obra que conta com um resgate do pensamento de Dias-Pino e preenche uma lacuna na bibliografia especializada sobre um período de efervescente manifestação artística no Brasil.

Organizado em dois blocos, o livro apresenta ao leitor um primeiro momento sobre a participação de Dias-Pino na poesia concreta e, o segundo, sobre o poema-processo. Encontram-se reproduzidos não somente textos críticos de autoria de Dias-Pino e do grupo poema-processo, mas também seus principais poemas vinculados aos respectivos movimentos.

E, em meio ao desenvolvimento das novas tecnologias, é comprovada a relevância da obra e do pensamento desse artista visionário. Segundo Rogério Camara, mais do que relacionar a produção de Dias-Pino à lógica da interatividade digital, deve-se considerar, pela resistência às linguagens padronizadas, o seu sentido político.

De acordo com ele, “não se trata, portanto, de buscar a atualidade de sua obra pelo viés tecnológico, mas pelas possibilidades de apropriação que estabelece – esta é a essência que a torna de seu tempo, de seu lugar, onde efetivamente se atualiza a cada leitura, permanecendo contemporânea”.

Sobre os autores

Rogério Camara - Formado em design gráfico pela PUC-RJ, doutor em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e professor do Departamento de Design da Unidade de Brasília. Autor do livro Grafo-sintaxe concreta: o projeto Noigandres e das publicações online Enciclopédia Visual (enciclopediavisual.com) e Poema Processo (poemaprocesso.com.br), além de diversas publicações voltadas às escrituras e poéticas urbanas.

Priscilla Martins - Formada em design gráfico pela Universidade Federal Espírito Santo (UFES) e mestranda no Programa de Pós-graduação e Artes da UFES. Dedica-se à pesquisa de livros de artista no Brasil e atua como designer gráfica. Participou, como pesquisadora, das publicações online Enciclopédia Visual (enciclopediavisual.com) e Poema Processo (poemaprocesso.com.br).

Lançamento do livro Poesia/poema: Wlademir Dias-Pino
Autores: Rogério Camara e Priscilla Martins.
Quando: Dia 23, terça-feira
Onde: Auditório da Reitoria
Horário: 16h

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.