EVENTO

Primeira edição do Meninas na Ciência em Brasília acontece na UnB. Jovens de 11 a 15 anos podem participar. Inscrições até 5 de agosto

Podem se inscrever meninas com idade entre 11 e 15 anos, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Arte: Divulgação

As mulheres correspondem à metade da população mundial, mas elas ainda são minoria no campo da ciência e tecnologia. Apenas 28% de cientistas e pesquisadores de todo o mundo são do sexo feminino. O dado é do estudo Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, divulgado e realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2018.

Para mudar esse cenário resultante de padrões sociais e falta de incentivo para mulheres à medida que avançam na escolaridade, especialmente nas áreas de exatas e tecnológicas, diversas iniciativas vêm sendo realizadas. Uma delas é o projeto Meninas na Ciência, que chega com sua primeira edição a Brasília.

Com o objetivo de estimular meninas do ensino fundamental a despertar o interesse pela ciência, o projeto é capitaneado por grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da UnB. Estão previstas diversas atividades para que as participantes possam conhecer mulheres cientistas e desenvolver senso crítico e interesse pela pesquisa.

As inscrições, que já estão abertas, podem ser realizadas até 5 de agosto. Podem participar meninas de 11 a 15 anos de idade, regularmente matriculadas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas ou particulares.

Ao todo, são oferecidas 40 vagas, 20 para alunas da rede pública e outras 20, da rede privada. Também será formado cadastro de reserva. A definição das participantes será por meio de sorteio, realizado pela plataforma sorteador.com.

“Espera-se que essas jovens ampliem sua esfera de conhecimento com relação a escolhas profissionais e pessoais, tendo plena noção de que elas são capazes de escolher ser o que quiserem, desde que tenham foco e disciplina”, afirma a professora Angele Martins, uma das coordenadoras da comissão organizadora do projeto.

Além de ampliar as possibilidades e as perspectivas das alunas no meio acadêmico, há também a expectativa de tornar o evento uma experiência de divulgação científica. “Elas serão multiplicadoras de todo conhecimento e motivação adquiridos, replicando as informações para seus colegas na escola, família e no convívio social”, projeta a docente.

PROGRAMAÇÃO – Durante dois dias, as selecionadas vão participar de atividades lúdicas e motivadoras. As oficinas teórico-práticas e as palestras serão nos últimos sábados do mês de agosto, nos dias 24 e 31. As temáticas das atividades tratam de tópicos não abordados em sala de aula e visam aguçar a curiosidade das jovens, tais como: O que é ser uma exploradora, Internacionalização da ciência, Organelas de células animais em biscuit.

A palestra de encerramento será realizada por Mercedes Bustamante, pesquisadora mundialmente conhecida e que integra a Academia Mundial de Ciências (TWAS). A programação completa está disponível no site do evento meninasnacienciaunb.com.br.

SOBRE – Originalmente denominado Meninas com Ciência, o projeto teve seu lançamento em 2016 no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordando temas, como paleontologia e geologia. O evento alcançou sua quinta edição no primeiro semestre de 2019.

O sucesso estimulou parcerias com outras instituições, sendo realizadas edições em outros estados, como na Universidade Federal de São Carlos (UFScar), na Universidade de São Paulo (USP) e no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém.

Outras iniciativas similares que também buscam aumentar a representatividade de mulheres na ciência estão sendo promovidas em outras instituições, como na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

PARCERIA – A comissão organizadora está buscando parcerias de apoio e patrocínio. Interessados podem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A ideia é tornar o projeto permanente, sendo realizada pelo menos uma edição por ano. As coordenadoras já estão programando ação semelhante para 2020, que inclua também meninos.