EDIÇÃO Nº 22

Publicação de jornalismo científico e cultural da UnB aborda o tema nos 50 anos da chegada do homem à Lua, estreia novo site e volta a ser trimestral

Vigésima segunda edição da revista Darcy explora a ciência espacial. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Em homenagem às cinco décadas da viagem do primeiro homem ao satélite natural da Terra, a edição número 22 da revista Darcy está recheada de descobertas científicas sobre o sistema planetário. São pesquisas e estudos realizados dentro e fora da Universidade de Brasília.

Além disso, esta nova edição da revista vem com algumas novidades: site novo e periodicidade restabelecida. "A revista Darcy tem muito a comemorar: conseguiu voltar à sua periodicidade trimestral; estreou um site dinâmico, com reportagens que podem ser acessadas; e pratica o melhor do jornalismo científico e cultural como veículo de uma universidade pública”, enfatiza a Secretária de Comunicação da UnB, Thaïs de Mendonça Jorge.

>> Mais bonito, mais versátil, mais intuitivo e mais fácil de navegar: acesse o novo site da revista Darcy

MISTÉRIOS CELESTES A primeira matéria do dossiê traz detalhes curiosos e surpreendentes sobre a Lua e mostra que ela continua sendo objeto de importantes pesquisas em busca do desvendar de seus mistérios, que perduram até os dias de hoje.

A reportagem Vindos do espaço ouviu estudiosos que se empenham em analisar os diversos corpos celestes que caem por aqui, como os meteoros, e que podem responder questões tão complexas como a origem da vida. “Estudos conduzidos na Universidade ajudam a buscar soluções para problemas locais e nacionais”, ressalta a reitora Márcia Abraão em seu artigo Ciência contra a desinformação, que abre a nova edição da revista.

O dossiê mostra que a ciência espacial ganhou, de fato, destaque no Brasil. Uma das reportagens apresenta o curso de Engenharia Aeroespacial da UnB, que funciona na Faculdade do Gama. Criada em 2012, a graduação impulsiona a capacitação profissional desta área em um contexto que aponta para boas perspectivas nos próximos anos.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, também dá sua contribuição ao dossiê explicando os detalhes do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, recém-firmado entre Brasil e Estados Unidos, com os termos para o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Completam o dossiê temático, divertida matéria que compila músicas de todos os estilos inspiradas na Lua, e um ensaio fotográfico para lá de especial: imagens impressionantes de galáxias e nebulosas clicadas por um dos poucos astrofotógrafos brasileiros, Rodrigo Andolfato.

“A edição 22 mostra que os Mistérios Celestes são uma pauta da agenda pública, importante para que pesquisadores, professores e alunos tenham consciência ampliada das grandes questões que se colocam à humanidade”, explica a secretária de Comunicação da UnB, Thaïs de Mendonça Jorge.

O número traz ainda reportagem que destrincha as chamadas fake news, uma matéria sobre o Laboratório de Línguas e Literatura Indígenas (Lalli), que completa 20 anos, e as três décadas da jovem World Wide Web.

Clique no banner e acesse o novo site da revista Darcy. Arte: Secom UnB

ARTE ESPACIAL Merece destaque especial a identidade visual desta edição, cuidadosamente concebida e produzida por profissionais da Secretaria de Comunicação da UnB, como explica Marcelo Jatobá, coordenador da equipe de designers.

“Buscamos referências gráficas contextualizadas aos momentos históricos das missões espaciais, desde a chegada do homem à Lua até as descobertas mais recentes no campo tecnológico. O resultado mescla os estilos retrô e moderno.”

Segundo Jatobá, outra grande inspiração foram as fotos do astrofotógrafo Rodrigo Andolfato: “As imagens nos abriram para o universo lúdico e misterioso do espaço sideral”, completou.

“Tudo isto só nos dá ainda mais orgulho de fazer parte da equipe da publicação, que mostra a pujança da pesquisa na Universidade de Brasília. Com todos os cortes e limitações que nos vêm sendo impostos, as instituições de ensino público e gratuito no país mantêm suas metas de atender à sociedade, devolvendo a ela os investimentos que nelas são depositados. A Darcy é um exemplo de que a UnB é necessária, não apenas como formadora de cérebros para o país, mas como instância de discussão dos problemas do mundo”, comemora a secretária Thaïs de Mendonça.