DEBATE

Nesta quarta (7) e quinta-feira (8), evento organizado pelo Ceftru busca valorizar perspectiva de pessoas surdas, idosas e com dificuldades de locomoção

 

Nos dias 7 e 8 de março, o auditório da Faculdade de Tecnologia (FT) sedia o 2º Seminário de Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Equidade e Inclusão Social (Samupeis). Promovida pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da UnB, a programação traz discussões e palestras com enfoque nas dificuldades que idosos, pessoas com deficiência física e indivíduos com baixa mobilidade enfrentam na dinâmica das grandes cidades. 

 

Pensado para reunir pesquisadores e especialistas envolvidos em investigações sobre o assunto, o seminário tem espaço para todo tipo de público e é aberto a interessados de todos os setores da sociedade. "Temos de acabar com essa visão de que só a academia e o poder público são responsáveis por debater saídas para a acessibilidade. A participação ativa de toda a comunidade é muito importante", reforça a doutoranda Adriana Modesto, à frente da organização.

 

Quatro eixos temáticos formam a programação do evento: transporte como direito social; o protagonismo do idoso na mobilidade urbana; mobilidade e trânsito sob a égide da equidade; inovação e tecnologia aplicadas à mobilidade e inclusão social. As áreas foram definidas com a colaboração de pessoas que participaram da última edição do evento. Na época, o conteúdo foi direcionado à acessibilidade de pessoas surdas.

 

As soluções e análises propostas no seminário foram organizadas no livro Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda, considerado pelo portal especializado The City Fix Brasil como um dos destaques em indicação para leitura em 2018, ao lado de obras de autores renomados, como Milton Santos e Zygmunt Bauman.

 

"É uma enorme satisfação ver que o nosso trabalho pôde resultar numa coisa grandiosa como esta. Organizar um livro rico em conteúdo, com diversos artigos que podem trazer frutos a sociedade de maneira gratuita, é gratificante. Esperamos que o segundo seminário possa trazer resultados ainda melhores", comemora Adriana Modesto. 

 

Versão digital do livro está disponível no site do seminário, assim como a programação completa. Interessados podem comparecer ao local do evento e se inscrever pessoalmente. As inscrições pelo site já foram encerradas.

 

 

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.