ENSINO

Iniciativas contemplarão projetos para ampliar conhecimento sobre a realidade da graduação e dos laboratórios de informática. Edital para apoio à publicação de livros didáticos também será lançado

Com o objetivo de fortalecer o ensino na graduação, melhorar o desempenho dos estudantes e ampliar o suporte aos docentes em disciplinas com alta demanda na Universidade de Brasília, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) tem proposto uma série de ações integradas, com envolvimento da comunidade acadêmica. Duas delas estão relacionadas a editais recém-lançados.

Para contemplar o quesito infraestrutura, está aberto o edital Projeto de Laboratórios Didáticos de Informática para o ensino/aprendizagem em cursos de Graduação Presencial. Será oferecido financiamento no valor de R$ 1,5 milhão para equipar laboratórios de informática utilizados em atividades pedagógicas, sendo destinados para cada um dos espaços o valor máximo de cem mil reais.

Somente docentes poderão solicitar o apoio, por meio da formulação de proposta com justificativa da necessidade, objetivo e metas das atividades desenvolvidas no laboratório como parte de projeto pedagógico do curso, além de apresentação de orçamento dos equipamentos. Serão priorizados laboratórios que atendam a grande quantidade de alunos de mais de um programa, que estejam em processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento pelo Ministério da Educação e que apontem impactos positivos para a solução de problemas relacionados às atividades práticas com a aquisição dos materiais.

“O objetivo é fortalecer os laboratórios no âmbito da graduação, a fim de qualificar as aulas práticas e fortalecer a formação dos estudantes”, afirma a decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia. As submissões devem ser realizadas para a Diretoria Técnica de Graduação do DEG até as 18h do dia 4 de agosto, e os aprovados serão conhecidos em 28 de agosto.

Já o edital Conexão: pesquisar e desvelar a UnB irá selecionar propostas, sejam de pesquisa ou de produtos, que contribuam para ampliar o conhecimento sobre a realidade da graduação na Universidade e para efetivar avanços na qualidade do ensino e da aprendizagem, de forma inovadora. Os projetos deverão perpassar um dos seis eixos temáticos previstos: avaliação do impacto de programas/políticas na graduação da UnB, práticas inovadoras, bacharelados, licenciaturas, avaliação da infraestrutura nos cursos de graduação e avaliação e acompanhamento de egressos.

Segundo Cláudia, a iniciativa abrirá oportunidade para que a comunidade se envolva no reconhecimento de particularidades, demandas e dificuldades dos programas de graduação da UnB, e, a partir daí, sugira medidas para aperfeiçoamento. “A ideia é que possamos de uma forma mais efetiva conhecer as realidades de cada curso”, explica.

Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, membros de núcleos docentes estruturantes, coordenadores de curso e servidores técnico-administrativos. Os participantes devem estar envolvidos em atividades de pesquisa voltadas às temáticas que possam colaborar no desenvolvimento de estratégias para inovação no ensino e aprendizagem, além de melhorias de sistemas e de processos nesse âmbito. No total, as propostas aprovadas serão contempladas com o valor de R$ 180 mil, que deverá ser revertido na concessão de bolsas para discentes, segundo os critérios informados no edital.

As inscrições estão abertas e o encaminhamento das propostas deve ser feito, com todas as informações requisitadas, até as 18h do dia 18 de agosto, para a Diretoria de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação do DEG. O resultado será divulgado no dia 1º de setembro. Em ambos os editais, o envio das propostas deve ocorrer pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Arte: Gabriel Pereira/Secom UnB

LIVROS DIDÁTICOS – O DEG prevê ainda, para o início do mês de agosto, o lançamento de outro edital para incentivar docentes na elaboração de livros didáticos para disciplinas básicas e com grande demanda ofertadas pela instituição nos diversos cursos. Além de serem utilizadas como bibliografias de referência, as publicações poderão auxiliar alunos que possuem dificuldades no esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos. “Queremos criar um sistema de proficiência dessas disciplinas para os alunos terem certa independência de estudo”, pontua a decana de Ensino de Graduação. A intenção é que o material seja disponibilizado no formato de e-books, mas parte dele também deverá ganhar versão impressa.

Todas essas ações se somam aos esforços do decanato na construção de políticas para enfrentar e reduzir a evasão e a retenção na graduação, sobretudo em disciplinas básicas, além de estimular a permanência dos estudantes na UnB. São estratégias que coadunam com as discussões levantadas no Fórum Permanente de Planejamento e Estratégias na Graduação. Criado no início deste ano, o espaço tem a participação de coordenadores de curso, alunos e professores convidados da UnB, que se reúnem mensalmente para a apresentação de propostas de melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem, em busca da excelência acadêmica.

Como resultado das discussões e demandas da comunidade identificadas pelo grupo, a decana Cláudia Garcia adianta que será criado um grupo de trabalho para debater propostas inovadoras para disciplinas com alta demanda, com a oferta de novas modalidades de ensino. Também se somará às ações a criação de um novo projeto de tutoria para atender às disciplinas básicas, em especial aquelas com alto índice de reprovação.