IDIOMAS

Os resultados das provas podem ser usados como créditos e como teste de nivelamento para disciplinas presenciais do programa Idiomas Sem Fronteiras

As inscrições para participar do exame TOEFL ITP, na Universidade de Brasília, estão abertas. Os testes são oferecidos pelo programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) para alunos de graduação e pós-graduação, servidores com mais de seis meses de serviço público, técnicos-administrativos e estudantes de universidades particulares beneficiados pelo Prouni. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de setembro por meio do site do programa, no link Testes de Proficiência, até quatro dias antes da prova, que será aplicada em 2 de outubro.

Outras turmas de aplicação do teste serão abertas nos quatro campi da UnB até 7 de dezembro, de acordo com a demanda. Na versão gratuita do TOEFL, oferecida pelo governo federal, não é avaliado o desempenho oral ou discursivo. As provas são de múltipla escolha e testam apenas compreensão auditiva, leitura e estrutura e compreensão escrita.

A partir deste semestre, a prioridade de matrículas é de alunos que não tenham realizado a prova TOEFL ITP anteriormente. “O exame possui várias versões de prova, todas elas identificadas. No momento, o MEC só está homologando um tipo. Isso significa que candidatos que, porventura, já tiverem feito essa prova específica, não conseguirão se inscrever, pois o sistema não permite que um candidato faça o mesmo tipo de prova mais de uma vez”, explica o coordenador geral do Idiomas Sem Fronteiras da UnB, Virgilio Almeida.

Aqueles que fizerem a prova serão classificados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e os resultados, disponibilizados online após 45 dias, têm validade de dois anos, a partir da data do teste.

Arte: Anna Soares/Secom UnB

NOTAS E CRÉDITOS – As notas também podem ser retiradas, 30 dias depois da divulgação online, no escritório do IsF, localizado no BSA Norte, sala AT 65/09. Os certificados são guardados até o fim do período de validade. O aluno que não quiser esperar até que o documento esteja disponível na sala do IsF poderá imprimir o resultado disponível na internet e levá-lo à secretaria do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) para ter sua autenticidade reconhecida.

Os resultados podem ser usados como créditos na Universidade, e quem pretende cursar as disciplinas presenciais do IsF deve obrigatoriamente fazer o teste. A nota alcançada pelo candidato servirá também para nivelamento de turmas.

Arte: Anna Soares/Secom UnB

ACESSIBILIDADE – O edital deste semestre assegura a participação de candidatos com deficiência ou mobilidade reduzida. Nesse caso, é necessário que o estudante apresente laudo médico emitido nos últimos 12 meses por profissional cadastrado em um Conselho Regional de Medicina (CRM), atestando a espécie, o nível da deficiência e as condições de atendimento necessárias.

Além de formalizar a inscrição via internet, é preciso que o candidato com deficiência preencha um formulário e envie a solicitação de atendimento especial pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até quinze dias antes da realização do teste. O estudante receberá orientações, também via e-mail, até três dias antes da aplicação do exame.