EXTENSÃO

Projeto Electron conquista a maior condecoração concedida por associação internacional de engenheiros

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

O Projeto Electron, atividade de extensão desenvolvida por alunos de Engenharia da UnB, foi vencedor do prêmio internacional Darrel Chong, concedido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a maior associação internacional de engenheiros, com cerca de 400 mil membros.

 

Única ganhadora no mundo da medalha platinum - a mais alta condecoração da premiação -, a iniciativa foi criada há três anos. Reúne cerca de 15 estudantes de várias habilitações da engenharia que, de forma voluntária, lecionam para alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas do Distrito Federal.

 

Por meio de aulas práticas e experimentos realizados com ajuda de kits fornecidos pelo IEEE, o grupo busca ensinar, de forma lúdica e didática, conceitos básicos de Eletrônica e Física, além de aprofundar conteúdos que estão sendo estudados. As aulas ocorrem semanalmente no contraturno escolar ou aos fins de semana. Atualmente, são três escolas beneficiadas.

 

Outra proposta é despertar o interesse dos alunos pelas áreas de ciência, tecnologia e exatas, além de conscientizá-los de que possuem potencial para ingressarem na universidade. “Muitos acham que não conseguem cursar Engenharia, Matemática ou Física, por exemplo. O objetivo é convidar o estudante para conhecer essas áreas e, assim, ver que tem condições de ingressar nesses cursos”, diz o coordenador do grupo, Luiz Fernando Gadelha, aluno de Engenharia Mecatrônica.

 

É o caso da graduanda de Engenharia de Produção Ana Júlia Cassimiro. Ela participou das oficinas nos tempos de escola e hoje atua como voluntária no projeto. “Você exerce a licenciatura, ao atuar na escola e tem contato com outros colegas de diversas engenharias, pode trocar experiências e conhecimento”, revela.

 

Para a aluna de Engenharia Mecatrônica Paula Freitas, o resultado da iniciativa vai muito além da conquista de prêmios. “Mais importante que ganhar reconhecimento, é ver estudantes que já participaram do projeto sendo voluntários. Ver que entraram na universidade e estão motivados a trabalhar com tecnologia”, comemora Paula, uma das fundadoras do Electron.

Alunos do Projeto Electron ministram aulas práticas em escolas públicas. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

O professor João Paulo Lustosa, do Departamento de Engenharia Elétrica, destacou o sucesso do projeto, que surgiu da iniciativa dos próprios estudantes e, mesmo com poucos recursos, conseguiu superar propostas de universidades de todo mundo. “Para a UnB é uma grande honra. Com a conquista do prêmio, a IEEE reconhece que o projeto Electron é referência internacional”.

 

PRÊMIO – Concedido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), o Darrel Chong é um prêmio internacional que reconhece iniciativas educacionais e inovadoras na área de engenharia. O Electron recebeu a medalha de prata em 2013 e a de ouro em 2014. Desta vez, foram 26 universidades premiadas e o projeto foi o único condecorado na medalha platinum, categoria criada este ano.

 

O grupo foi premiado ainda como o Melhor Caso de Sucesso pelo Conselho Brasil do IEEE, em 2012, e se destacou pela iniciativa de incentivar mulheres a ingressar nos cursos de Engenharia, em sua maioria compostos por homens.

 

APOIO – Os estudantes de Engenharia e demais interessados em participar do Electron podem entrar em contato pelo site ou Facebook do projeto. O grupo está aberto a receber apoio para conseguir expandir a iniciativa para outras instituições pelo Brasil.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.