ARTE

Casa da Cultura da América Latina abriga mostra em homenagem aos 45 anos da Universidade Federal de Mato Grosso

Foto: Reprodução

A partir do dia 25 de agosto (terça-feira), as galerias da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL) abrigam a exposição itinerante Patrimônio Imaterial Mato-grossense (EXPOIMAT), ação que faz parte das comemorações dos 45 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do intercâmbio entre as universidades do Centro-Oeste.

Montada a partir do inventário do patrimônio imaterial, com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a exposição chega a Brasília com a parceria do Decanato de Extensão da UnB. Sua primeira edição foi em 2011, no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (Macp). Desde então tem circulado por diversos lugares no país.

O objetivo é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer os principais bens culturais de Mato Grosso, que se materializam nos artefatos de etnias indígenas, como as bonecas de cerâmica Karajá Ritxoko – saber já registrado como patrimônio cultural do Brasil –, além da rede de dormir Kura Bakairi, cestos Nambijkuara, entre outros.

Os visitantes poderão conhecer ainda bens expressivos das comunidades tradicionais ribeirinhas pantaneiras, como São Gonçalo e Limpo Grande, e de grupos quilombolas, como de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A mostra apresenta um conjunto de imagens representativas das expressões culturais imateriais (saberes, danças, rituais, celebrações, lugares) a partir das lentes dos fotógrafos mato-grossenses Mario Friedlander e Laercio Miranda.

Além da presença do Pró-Reitor da UFMT, Fabricio Carvalho, e da decana de Extensão da UnB, Thérèse Hofmann, a abertura contará com a apresentação do músico Habel dy Anjos, estudioso da Viola de Cocho, instrumento musical ícone do Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul (a ela associadas as formas de expressão do Siriri e Cururu), que este ano comemora seus 10 anos de registro como Patrimônio Cultural do Brasil.

PROJETO - A EXPOIMAT é um projeto de extensão AF – Ação Afirmativa da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-Codex). O acervo, a curadoria e o apoio técnico e expográfico é do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT. A equipe executora é do Departamento de História/ETRÚRIA-Laboratório de Estudos da Memória, Patrimônio e Ensino de História.

A professora do Departamento de História da UFMT, Thereza Martha Presotti, coordenadora e uma das curadoras da exposição, conta com apoio de 4 bolsistas discentes para ajudar no projeto: o afro-descendente Alexandre Arruda Peixoto, os indígenas Eric Kamikiawa Kura Bakairi e José Antonio Parava Chiquitano, e Natalia Ramires, cuiabana de origem pantaneira.

Além da montagem da exposição, o evento oferece a Oficina de Educação Patrimonial para os guias que irão monitorar a mostra, em atendimento à Lei nº 11.645, que indica que se ensine história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas.

Exposição Patrimônio Imaterial de Mato Grosso (EXPOIMAT)
Abertura: Dia 25 de agosto (terça-feira), às 19h
Local: Galerias CAL, Acervo e de Bolso da CAL/DEX/UnB
SCS Quadra 04, Edifício Anápolis. Telefone: 61 3321.5811
Visitação: até 11 de setembro de 2015
Todos os dias, das 9h às 19h
Classificação: Livre

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.