INGRESSO

Avaliações foram aplicadas em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. Primeira chamada será divulgada em 11 de julho

Mais de 20 mil candidatos realizaram as provas de conhecimentos e a de redação em Língua Portuguesa do Vestibular da Universidade de Brasília no último fim de semana. A seleção registrou índices baixos de abstenção: 6,5% no sábado (4) e 8,65% no domingo (5).

A maior concorrência foi para o curso de Medicina, com 126,89 candidatos por vaga. Em seguida, aparecem Direito (16,40) e Psicologia (13,92). No Distrito Federal, o vestibular foi aplicado em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga; em Goiás, ocorreu em Formosa, Goiânia e Valparaíso, e em Minas Gerais, na cidade de Uberlândia. No total, foram disponibilizados 25 locais para a realização do certame.

PROVAS – No primeiro dia, os candidatos resolveram questões de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Cênicas, Visuais e Música), Filosofia e Sociologia. Sábado também foi o dia da prova de redação em Língua Portuguesa. Neste ano, os participantes deveriam redigir um texto expositivo-argumentativo sobre o tema “Guerras: derrota para a humanidade”. Já no domingo, houve questões de Biologia, Física, Química e Matemática. Em ambos os dias, as avaliações tiveram cinco horas de duração.

DIVERSIDADE – Essa foi a primeira edição do Vestibular com a distribuição de 50% das vagas para aqueles que estudaram em escolas públicas, segundo o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo. Com isso, a Universidade conclui a transição para se adequar à Lei nº 12.711/2012. “Isso tem sido instigante para a UnB, pois percebemos uma grande diversidade de candidatos”, comemora.

Em 2016, a UnB também introduziu uma novidade no processo seletivo: o Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação (SISUnB). Com ele, os participantes fazem uma pré-opção pelo sistema quanto ao campus, ao curso e ao turno a que desejam concorrer e, após a correção das provas, eles passam a ter um novo prazo para a alteração da escolha inicial, se assim desejarem. O decano reafirma a confiança da Universidade nesse novo procedimento: “Isso trará uma movimentação diferente para a dinâmica de ocupação de vagas e a qual será avaliada posteriormente. Mas acreditamos que fizemos uma mudança muito proveitosa para os estudantes e para a UnB”, pontua.

VAGAS – Nesse ano, a Instituição abriu 4.212 oportunidades de ingresso em 98 cursos de graduação, distribuídos pelos quatro campi da UnB – Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Os resultados finais de itens tipo D e da prova de redação serão divulgados na data provável de 7 de julho e, a partir daí, será aberta a consulta individual de desempenho do candidato. Entre 8 e 9 de julho, os participantes poderão alterar a pré-opção de campus/curso/turno, se desejar. Na data provável de 11 de julho, será divulgada a primeira chamada do Vestibular, no site da seleção, em www.cespe.unb.br/vestibular, e nos campi da UnB.