UnB EM AÇÃO

Brasil atinge mais de 6 milhões de casos e ultrapassa 170 mil mortos por covid-19

Boletim aponta crescimento de casos na região Sul do Brasil. Imagem: Reprodução

A 28ª edição do Boletim Coes, elaborado pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB, apresenta dados recentes da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo.

>> Leia a íntegra da 28ª edição do Boletim Coes

COVID-19 NO BRASIL – No Brasil, o novo coronavírus já infectou 6.170.827 e matou 170.832 pessoas desde o início da pandemia, mas estima-se que estes números sejam ainda maiores por conta dos casos e óbitos que não foram contabilizados pelos sistemas de informação ou que não tiveram a oportunidade de diagnóstico, além dos assintomáticos. A preocupação também está no fato da campanha eleitoral ter causado aglomerações em todo o país, o que pode aumentar esses números. O quantitativo cresce especialmente em estados da região Sul do país, além do Espírito Santo.

COVID-19 NO MUNDO – Os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 57 milhões de pessoas foram infectadas por covid-19 mundialmente, com quase 1,4 milhão de óbitos. A situação tem se acentuado particularmente na Europa, onde Reino Unido, Itália, França, Alemanha e Suécia vêm apresentando grande alta nos casos. A doença também avança na Europa Oriental, em países como Romênia, Ucrânia e Rússia. A expectativa é que as medidas de distanciamento social impostas pelas autoridades locais reduzam o índice de contaminações.

Nas Américas, Estados Unidos e Canadá apresentam níveis acelerados de contaminação – os estadunidenses, porém, contam com número maior de óbitos. Na América Central, não há grandes destaques, ainda que República Dominicana, Panamá, Costa Rica e El Salvador tenham apresentado aceleração no número de casos, e Guatemala e Honduras, redução. Na América do Sul, por sua vez, Peru, Bolívia, Venezuela, Equador e Colômbia estão em desaceleração nas contaminações pela covid-19.

Na Ásia, Bangladesh, Irã, Paquistão, Turquia, Indonésia e Japão vêm apresentando um alto número de novos casos. Em compensação, a Índia apresenta uma incidência menor. Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia controlam bem a doença, ao passo que, em território africano – com 1,4 milhão de casos –, a África do Sul, país mais afetado pela doença no continente, apresenta maior velocidade de contaminação.

*Dados sobre a pandemia atualizados depois do fechamento da 28ª edição do Boletim Coes