ESPORTE

Equipe de Bernardo Oliveira (centro) conquistou o bronze no tiro com arco na competição realizada no Canadá

Foto: Arquivo Pessoal

Após 32 anos sem conquistar medalha no tiro com arco em pan-americanos, o Brasil conseguiu trazer o bronze para casa com a equipe composta por Marcus Vinicius D’Almeida, Daniel Xavier e pelo aluno da UnB Bernardo Oliveira.

“Temos trabalhado muito nos últimos anos, mas tínhamos dificuldade de conseguir um resultado internacional expressivo. Essa medalha veio para confirmar o que estamos fazendo. Estamos certos que outras virão, quem sabe no Rio de Janeiro, ano que vem”, comemora Bernardo.

Para alcançar o terceiro lugar no pódio na competição disputada em julho, no Canadá, a seleção masculina teve um duro caminho nas eliminatórias diretas. Na primeira fase, vitória brasileira contra os donos da casa, com o apoio da torcida canadense. Na semifinal, derrota para a seleção dos Estados Unidos, equipe prata nas Olimpíadas de Londres.

A disputa do bronze foi contra Cuba. “Foi desafiador e emocionante porque a equipe cubana é bastante tradicional e, além disso, estava chovendo. Nós atiramos muito bem e conquistamos uma medalha histórica para o Brasil”, conta.

Bernardo entrou para o curso de Engenharia Mecânica na UnB por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS) em 2011. Apesar de reconhecer a dificuldade de conciliar esporte e estudos, o atleta comenta que nunca abriria mão de sua carreira acadêmica.

"Terminar a faculdade é um grande sonho, ainda mais em uma universidade de prestígio como a UnB e que faz parte da história da minha família. Foi onde meu pai se formou em Contabilidade e minha mãe fez graduação, mestrado e doutorado em Psicologia”, conta.

Para conquistar o objetivo sem abandonar sua paixão, o estudante adota estratégias. Uma delas é cursar poucas matérias em cada semestre e, assim, ter uma menor carga horária de estudos. Isso porque ele precisa dividir seu tempo entre universidade, treinos, preparação física e viagens para as competições.

RIO 2016 – O pedido de Bernardo para Trancamento Geral de Matrícula (TGM justificado) na UnB foi aceito e ele está com as atividades acadêmicas suspensas sem perder o vínculo regular com a Universidade. Dessa forma, do início deste ano até as Olimpíadas, o atleta está dando um tempo nos estudos para se dedicar integralmente aos treinamentos.

Segundo o esportista, o apoio da Universidade, dos professores e dos colegas foi fundamental. “A compreensão da Faculdade de Tecnologia e da coordenação da Engenharia Mecânica está sendo imprescindível. Por enquanto, meu foco são os Jogos Olímpicos de 2016. Será uma experiência única e estamos trabalhando duro para conquistar uma medalha, que será histórica para o tiro com arco brasileiro”.

CONQUISTAS – Bernardo começou no esporte em 2005, quando tinha 11 anos de idade. Três anos depois já estava disputando sua primeira competição internacional e conquistando duas medalhas de prata e quatro de bronze na categoria juvenil do pan-americano de tiro com arco, na Venezuela.

Desde então, o atleta coleciona conquistas, destaque para as quatro medalhas de ouro, uma prata e um bronze nos Jogos Sul-americanos Medellín (2010); dois títulos brasileiros na categoria adulta (2009 e 2013); e a conquista da vaga olímpica brasileira para os Jogos de Londres.

Sobre os planos futuros, ele brinca: “quem sabe trabalho como engenheiro numa empresa que fabrica arcos. Os que utilizamos são de alta tecnologia, é necessária muita engenharia para desenvolvê-los”.