UnB EM AÇÃO

Mais de 5,9 milhões de pessoas foram infectadas e 166 mil foram a óbito no Brasil desde o início da pandemia

Boletim aponta evolução das mortes diárias por covid-19 no mundo. Imagem: Reprodução

Números atualizados da pandemia de covid-19 no Brasil mostram que 5.911.758 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus desde o início da transmissão em território nacional, com 166.699 mortos até então.

A 27ª edição do Boletim Coes, publicação do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB, apresenta os últimos dados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo.

>> Leia a íntegra da 27ª edição do Boletim Coes

COVID-19 NO BRASIL – O Brasil ainda é o país latino-americano que mais registra infecções por covid-19. Há sinais de crescimento dos casos nos estados do Paraná e de São Paulo, onde já está sendo identificado o aumento no número de internações. A preocupação é de que as contaminações se elevem consideravelmente após as celebrações de fim de ano.

COVID-19 NO MUNDO – A covid-19 ultrapassou a marca de 11 mil mortes diárias mundialmente. Recentemente, foram reportadas 1.200 mortes em 24 horas na França, ao passo que os Estados Unidos registraram 1.400 óbitos em um único dia.

Quanto às infecções, há destaque para o continente asiático, onde Japão e Indonésia tiveram aumento de casos. Na Europa, a Itália apresenta número de casos confirmados maior do que na chamada primeira onda da doença. Reino Unido, França e Espanha impuseram lockdown para frear o esgotamento de leitos hospitalares. A Europa Oriental também registra grande crescimento de infectados.

Nas Américas, houve aumento significativo de casos em diversas cidades dos Estados Unidos, o que causa questionamento de que a segunda onda europeia já possa ter cruzado o Atlântico e chegado ao continente americano. Não houve alterações significativas nos dados da pandemia na Oceania – a Austrália, por exemplo, não registra mortes por covid-19 desde 20 de outubro. Na África, a maior concentração de casos está na região Austral, com a África do Sul liderando o ranking de infectados e óbitos.

*Dados sobre a pandemia atualizados depois do fechamento da 27ª edição do Boletim Coes