TOEFL ITP

Notas do exame podem ser utilizadas para concessão de créditos na Universidade. Resultado é válido por dois anos após a avaliação.

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Estão abertas as inscrições para os testes Toefl ITP oferecidos pelo programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) na Universidade de Brasília. Alunos, professores, técnicos-administrativos e estudantes de universidades particulares beneficiados pelo ProUni podem se inscrever pelo site do IsF, no link testes de proficiência. Todas as ações do programa são gratuitas, inclusive o Toefl.

As próximas provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de março. Ainda há vagas para o teste do dia 10 de abril e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 do mesmo mês, ou até acabarem as vagas. O programa aplicou, em 2015, 170 mil provas em todo o país.

As turmas de aplicação do teste são abertas nos quatro campi, ao longo do semestre, de acordo com a demanda. Na versão do Toefl oferecida pelo governo federal são avaliadas compreensão auditiva, leitura e estrutura e compreensão escrita. Não há provas orais e discursivas.

O resultado é válido por dois anos, a partir da data do teste, e será disponibilizado on-line após 45 dias. Também pode ser retirado no escritório do IsF, no BSA Norte, sala AT 65/09, 30 dias depois da divulgação na web. Os certificados são guardados até o fim do período de validade. O aluno que não quiser esperar até que o documento esteja disponível na sala do IsF pode imprimir o resultado direto da internet e levá-lo à secretaria do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) para ter sua autenticidade reconhecida.

O teste é obrigatório para quem pretende cursar as disciplinas presenciais do programa. A nota alcançada pelo candidato servirá como nivelamento nas turmas.

Ilustração: Anna Soares/Secom UnB

As notas obtidas no teste também servem para quem deseja se candidatar ao programa Ciência sem Fronteiras ou cursar graduações e pós-graduações no exterior. “O candidato deve entrar em contato com a universidade à qual pretende se candidatar e verificar se essa modalidade é aceita”, explica o professor Virgílio de Almeida, coordenador geral do programa na UnB. O Toefl ITP é aceito em instituições que exigem do candidato conhecimento do idioma até o nível C1.

José Artur Lautert, estudante de Comunicação Social, fez a prova no ano passado e elogia a organização do processo. “Me enviaram emails explicando os procedimentos e lembrando da data da prova, com o local de aplicação”, relata. Ele conta que, para se preparar, buscou informações sobre como é a estrutura da prova e assim obteve êxito. “Vou usar minha nota para conseguir 12 créditos concedidos em três matérias”, comemora.

O estudante de graduação da UnB possui uma vantagem a mais: a pontuação mínima de 460 pontos no teste o habilita a solicitar ao Instituto de Letras a concessão de créditos em disciplinas.

Ilustração: Anna Soares/Secom UnB

Escritório do Idiomas sem Fronteiras na UnB