DESTAQUE

Graduandos tiveram menos de um dia para desenvolver projeto de templo ecumênico em competição on-line

Vastness foi o nome dado à proposta de conceito em arquitetura criada pelos estudantes da UnB para o concurso. O projeto é de um círculo para reflexões à beira de um precipício. Imagem: Divulgação

 

Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília garantiram o primeiro lugar em concurso internacional promovido pela plataforma Ideas Foward, para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área. A 34ª edição da 24h competition propôs a universitários, em julho, o desafio de projetar, remotamente, o conceito de um espaço ecumênico que agregasse pessoas de todos os credos e raças.

 

O grupo da UnB, formado pelos estudantes Gabriel Perucchi (24), Isadora de Almeida Furtado (22), Julia Bianchi Ferreira (21), Luana Alves Faria (24) e Marcos Paulo Cambuí (22), todos de diferentes semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi o vencedor e receberá prêmio no valor de 500 euros – por volta de R$ 3 mil. A Ideas Foward, fundada em 2014, estimula jovens e futuros profissionais a discutir o espaço urbano de forma inovadora e criativa.

 

Antes da plataforma lançar o edital do concurso, os participantes não tinham a menor ideia do tema e do problema que seria proposto para solução. Com o tema Hope (Esperança, em português), a competição buscou dos participantes a criação de uma estrutura que comportasse dez mil pessoas num espaço coberto e que tivesse uma praça onde outras trezentas mil pudessem manifestar suas crenças religiosas. A ideia provocou neles o sentimento de pertencimento e despertou a criatividade em processos de produção.

 

Mas a disputa não seria fácil, pois a idealização desse espaço não poderia incluir traços e símbolos associados a qualquer religião específica. O prazo para a entrega da proposta tornou o desafio ainda maior. “A competição começou na manhã de um sábado e terminou no domingo, praticamente sem pausa. A gente tinha que desenvolver o projeto, as imagens, os desenhos e os textos em menos de 24 horas”, descreve o estudante do nono semestre Gabriel Perucchi.

Conforme orientações da competição, o conceito arquitetônico criado pelo estudantes da FAU não privilegia nenhuma crença. Segundo os idealizadores, o espaço acolhe, inclusive, quem não possui nenhuma religião. Imagem: Divulgação

 

Vastness é o nome da proposta de conceito arquitetônico criada pelos estudantes para o espaço ecumênico. Para atender os critérios do concurso e universalizar o conceito de religião, os estudantes projetaram o ambiente coberto numa estrutura circular, que lembra uma grande aliança. O formato favoreceu a projeção de um espaço aberto no interior. Os esboços apresentados mostram ainda setores no subsolo da estrutura, para comportar salas onde lideranças religiosas possam realizar reuniões.

 

“Foi uma experiência bem intensa de imersão neste projeto. A gente começa procurando referência e depois entra na busca dos materiais. São coisas bem corridas e cansativas. Fomos atrás de muitos assuntos extracurriculares, sem nos limitarmos pelo tema do competição” detalha Marcos Cambuí, do oitavo semestre.

 

As referências colhidas nos estudos se somaram à experiência adquirida pelos estudantes no ambiente profissional e à inspiração em trabalhos de diversos escritórios de arquitetura. “Os grandes nomes de referência e inspiração, ensinados exaustivamente na FAU e que sempre tiveram os concursos como prática: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Lelé [João Filgueiras Lima], Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha”, enumera Gabriel.

 

A vitória no concurso deixou a equipe surpresa, pois eles modificaram todo o projeto poucas horas antes de enviar. "Terminamos o projeto muito cansados e ansiosos, e estávamos um pouco céticos de que poderia receber alguma premiação", declara Gabriel. Eles não decidiram ainda o que vão fazer com o prêmio recebido, porém já aguardam a próxima edição do concurso, prevista para setembro.

 

TRABALHO EM EQUIPE – Apesar da dura realidade enfrentada pelo país diante da pandemia do novo coronavírus, esse período trouxe para os acadêmicos novos olhares sobre diversas questões do cotidiano. A interrupção das aulas na Universidade, por conta da crise sanitária, trouxe a oportunidade de lidar com os novos desafios da distância, estreitados pela tecnologia de comunicação, e desenvolver algumas habilidades aprendidas no ambiente acadêmico.

 

Foi nesta perspectiva que o quinteto da FAU se reuniu, amparado pelo interesse em concursos e pela competência para a solução de problemas, para disputar os desafios feitos pela Ideas Fowards. Juntos, os graduandos participaram de duas edições do concurso promovido pela plataforma, voltado apenas para estudantes, sem a necessidade de auxílio de um professor ou orientador. Na primeira, não chegaram entre os três premiados, contudo a persistência garantiu o primeiro lugar na tentativa seguinte. 

 

Antes disso, alguns deles não se conheciam. Gabriel e Marcos, por exemplo, se aproximaram por meio do ambiente profissional, ao trabalhar no mesmo escritório de arquitetura. Foi também por meio do trabalho com arquitetura que eles conheceram Luana Alves, já envolvida em concursos. A formação da equipe se completou quando convidaram Isadora e Julia.

 

“Ao longo do semestre, a gente vai conhecendo pessoas na faculdade e fazemos trabalhos com quem nos identificamos. Mas não tinha feito trabalhos na FAU com esse grupo em específico”, conta Gabriel. Ainda assim, os estudantes concordam que o ambiente propiciado pela FAU os capacita constantemente à prática de atividades em equipe. 

 

Para os discentes, os concursos representam um salto na maneira de ver a arquitetura. “O objetivo de criar uma arquitetura num projeto é construir uma solução que responda ao problema. Não apenas para ganhar, mas pela qualidade e pelo que acreditamos, com a convicção de que modificar espaços é uma forma de expressão artística", explica Gabriel. 

No rascunho, o espaço ecumênico parece flutuar; já na parte inferior do croqui, é possível localizar a área destinada a reuniões de líderes religiosos. Imagem: Divulgação

 

Julia Bianchi atribui a vitória à competência de seus colegas, mais experientes no desenvolvimento de projetos. A aluna, que está no sexto semestre, dedicou maior parte de sua graduação à pesquisa acadêmica e, durante a pandemia, viu a oportunidade de embarcar em novas experiências, importantes para sua formação profissional. 

 

“Eu achei muito incrível, pois pude aprender muito com os colegas sobre o processo de criação e, principalmente, de produção, pois o prazo estabelecido pelo concurso exige muita agilidade e dinâmica. Foi muito importante vivenciar isso”, declara Julia.

PREMIAÇÕES – Além desta competição, Marcos Cambuí e Gabriel Perucchi foram premiados em primeiro lugar em outras duas edições realizadas pela Ideas Fowards neste ano. Desde o início da pandemia, este foi o sexto concurso que participam juntos; Gabriel está na oitava competição. Em abril, os dois, junto com os estudantes da FAU Amora Andrade e Leonardo Nóbrega, foram vitoriosos ao criar uma ilustração para o tema Pandemic: empty cities, pela qual mostravam o esvaziamento das cidades durante a pandemia da covid-19.

 

“Tivemos diversas discussões e devaneios em cima do tema proposto, chegando à ilustração de gadgets [gíria para dispositivos eletrônicos portáteis] espalhados pelas ruas da cidade. Em resumo, a reflexão se dá pelo novo normal da vida das pessoas: as relações de afeto, reuniões, trabalhos, compras e tudo o que pôde ser readaptado para o meio virtual”, explica Marcos. O estudante também foi premiado em primeiro lugar, em maio, numa disputa individual de fotografia.

 

Veja outras competições em que os estudantes da FAU tiveram bom desempenho:
Concurso Internacional de Arquitetura TUBE 8X8X300, da plataforma CityX Lab em parceria com o Daren Industry Group Hong Kong R&D. (O prêmio desse concurso foi compartilhado com equipes de importantes escritórios internacionais de arquitetura [BDP, Woodsbagot e OMA] e o concurso não era fechado a estudantes, além de ter recebido mais de duas mil propostas do mundo todo)
 
2º Lugar
Equipe:
Marcos Paulo de Freitas Cambuí (FAU/UnB)
Gabriel Perucchi (FAU/UnB)
 
Link do resultado geral
Link do projeto dos alunos da FAU

Concurso Nacional de Arquitetura "Museu da Democracia", da plataforma Cura.
 
1º Lugar
Equipe:
Luana Alves Faria (FAU/UnB)
Gabriel Vilas Boas (UNIP-DF)
Lucas Pereira de Sousa (UNIP-DF)
Paulo Henrique de Oliveira (UNIP-DF)
 
Menção Honrosa
Equipe:
Gabriel Perucchi (FAU/UnB)
André Luiz dos Santos Alves (FAU/UnB)
Máwere Herisson Gomes Portela (FAU/UnB)
Marcos Paulo de Freitas Cambuí (FAU/UnB)
Mariana Castro de Carvalho (FAU/UnB)
 
Link do resultado geral (archdaily)
Link do resultado geral (oficial)

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> Projeto de extensão sobre memória quilombola busca voluntárias

>> Edital de apoio à inclusão digital está disponível

>> UnB expulsa estudantes que fraudaram sistema de cotas

>> UnB auxilia Hospital das Forças Armadas na implementação de exames de RT-PCR para testagem da covid-19

>> UnB será polo de teste para vacina contra covid-19

>> Em maratona de inovação, estudantes apresentam ideias para uma retomada segura

>> Projeto da UnB vai auxiliar trabalhadores desempregados devido à pandemia da covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coletivo da UnB divulga informações sobre a covid-19 à população em situação de rua

>> UnB quer ampliar acesso de servidores a serviços de saúde

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Projeto da UnB entrega cartas solidárias a profissionais do Samu

>> HUB adota medidas para proteção dos trabalhadores

>> Pesquisa da UnB analisa influências da pandemia nos planos de viagens dos brasileiros

>> Estudo analisa a qualidade de vida de recuperados da covid-19

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

 

 

 

 ** matéria editada em 17/9/2020 para acréscimo de informações.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave