CUIDADOS

Material pretende ajudar a conter a disseminação do Sars-CoV2 entre a comunidade acadêmica

Cartilha informa os protocolos adequados de cuidados dos infectados. Arte: Secretaria de Comunicação da UnB

A informação é a melhor arma contra o Sars-CoV2. Conhecer as medidas de prevenção preconizadas pelas autoridades de saúde e saber como proceder ao identificar sintomas da covid-19 são atitudes que contribuem para reduzir o contágio da população pelo vírus. A Universidade de Brasília tem estimulado a circulação dessas informações para minimizar os impactos da pandemia sobre a comunidade acadêmica e auxiliá-la a lidar com possíveis contaminações.

Nesse sentido, o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes) da UnB iniciou uma série de ações para levar informação e orientar estudantes, docentes e técnicos administrativos na proteção contra o novo coronavírus. Além da publicação de edições semanais de boletim informativo, disponibilizado no repositório digital Covid-19 UnB em Ação, recentemente o comitê divulgou uma cartilha informativa com recomendações sobre higiene respiratória e comportamento social.

>> Acesse a cartilha e saiba o que fazer em caso de contaminação pelo novo coronavírus

O documento tem como objetivo orientar membros da comunidade acadêmica que sejam acometidos pela covid-19 e seu familiares. Segundo Ileno Izídio, decano de Assuntos Comunitários (DAC) e presidente do Coes, é possível encontrar informações “sobre como proceder quando for contaminado, como procurar uma unidade de saúde e como informar a situação ao Coes para que haja acompanhamento e orientação individual”.

Com infográficos produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a cartilha é didática e objetiva, ensinando sobre medidas como isolamento domiciliar, higienização das mãos com água e sabonete ou álcool em gel, uso de máscaras, limpeza de ambientes, distanciamento social e etiqueta de tosse. Para o decano Ileno Izídio, a iniciativa enfatiza o forte impacto da prevenção individual e, consequentemente, da contenção coletiva dos contágios.

Além de prover orientações gerais para auxiliar no combate ao vírus, a cartilha disponibiliza o protocolo adequado para os cuidados do indivíduo infectado e segurança de seus familiares. “As orientações, o conhecimento das normas e saber o que fazer pode ajudar na diminuição da infecção” destaca Ileno Izídio. Casos de contágio entre a comunidade acadêmica podem ser relatados ao Coes no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que o comitê acompanhe a situação e forneça as orientações necessárias.

De acordo com o decano, todo e qualquer ambiente pode ser potencial propagador da covid-19, e a Universidade não fica de fora. A instituição já tem tomado as devidas precauções para futuro retorno às atividades acadêmicas presenciais, ainda sem previsão.

Para ajudar nesse processo, o Coes, por demanda do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR), está fazendo um levantamento de todos os espaços da Universidade para definir logísticas de limpeza, provimento de pias com sabão, além de direcionar a higiene de locais que costumavam ter muita circulação e aglomeração de pessoas.

Presidente do CCAR e vice-reitor da UnB, Enrique Huelva alerta para a necessidade de todos adotarem novos hábitos, como o de higiene mais frequente das mãos, que deve ser repetida de seis a oito vezes ao dia. O vice-reitor frisa que todo membro da comunidade acadêmica é importante e que, mesmo após a retomada das atividades acadêmicas em sua plenitude, será necessário manter atenção às recomendações da cartilha. “Por isso, todos os membros precisam seguir as orientações para se proteger, e a todos igualmente”, ressalta.

SOBRE – Vinculado ao gabinete da Reitoria, o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes) da UnB tem elaborado ações de análise, orientação e prevenção e enfrentamento à covid-19 na Universidade, além de monitorar a situação da comunidade acadêmica. Acompanhe a atuação do comitê pelo boletim informativo COES-COVID/UnB

>> Entenda o que é fato sobre a volta às aulas na UnB

>> A UnB precisa de você para planejar a retomada do calendário acadêmico

>> O futuro da economia em tempos de pandemia é tema de webinário nesta quinta (25)