VOLTA ÀS AULAS

Comunidade acadêmica da FCE comemora a instalação do restaurante universitário no campus. Alunos também celebram a entrega dos espaços que abrigarão os centros acadêmicos dos cursos

Foto: Divulgação/DCE/UnB Agência

Desde que a Faculdade UnB Ceilândia (FCE) foi instituída, o início de um semestre letivo não é tão tranquilo. A avaliação é feita pela diretora do campus, Diana Pinho. De acordo com ela, todo semestre sempre há uma mobilização para reparos e manutenção dos espaços, organização de lista de oferta de disciplinas e reuniões de planejamento. “Há cinco anos, havia uma grande ansiedade com o início do semestre porque não tínhamos os prédios prontos. Este está começando com uma estrutura muito mais completa”, comemora Diana.

Entre as obras entregues recentemente está a do Módulo de Serviços e Equipamentos Esportivos (MESP). A área de 2.026 m² ao lado do prédio da Unidade Acadêmica (UAC) abriga o recém-inaugurado Restaurante Universitário (RU). O RU da FCE está em funcionamento desde a última segunda-feira (10), quando as aulas começaram. Nele, são servidos café da manhã, almoço e jantar a estudantes, professores e servidores do campus. “Era uma das prioridades inaugurar o RU logo no início das aulas e conseguimos alcançar essa meta”, diz a decana do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), Denise Bomtempo. “Essa estrutura é provisória, queremos construir um prédio específico para o RU no campus”, revela a decana sobre os planos para o futuro.

Para a professora Silvia Badim, do curso de Saúde Coletiva, a chegada do RU na FCE vem em boa hora. “Aqui em Ceilândia não tínhamos onde fazer as refeições. Éramos obrigados a comer um lanche, um salgado”, conta a docente. A estudante de Fisioterapia, Melissa Lorrayne, lembra também que muitos alunos acabavam comprando as refeições oferecidas por ambulantes na entrada do campus. “A gente só tinha a marmita”, relata.

Uma das vantagens da inauguração do RU no campus, de acordo com Priscila Barbosa, estudante de Fisioterapia, é a segurança alimentar. “Tem nutricionista, as refeições são balanceadas”, conta. Para a caloura Gabrielle Souza, que acaba de ingressar no curso de Terapia Ocupacional, há ainda o benefício econômico. “Já estava pensando no dinheiro que eu ia gastar com comida”, brinca. Já para o professor do curso de Saúde Coletiva, Wildo Navegantes de Araújo, a sensação é de que a FCE virou um campus de verdade. “O RU é sempre um grande símbolo de uma universidade pública”, avalia.

CAs - Outra marca das instituições públicas de ensino superior é a mobilização estudantil, visível na organização dos centros acadêmicos dos cursos. Agora os estudantes da FCE também contam com espaço de convivência, que garantirá maior integração entre alunos e cursos. De acordo com a diretora do campus, Diana Pinho, a FCE é a segunda unidade da UnB com maior número de alunos, mais de dois mil entres estudantes de graduação e pós-graduação.

“Há cinco anos que os cursos não tinham centros acadêmicos e esse semestre, com a entrega do MESP, montaram-se os espaços”, revela. “São muitas mudanças positivas. Antes a gente não tinha nada”, comemora a aluna Luma Lira, do curso de Terapia Ocupacional. A estudante Priscila Barbosa concorda. “Agora está bem mais confortável permanecer na faculdade”.

Além do Restaurante Universitário e das instalações dos centros acadêmicos, a Faculdade UnB Ceilândia dá início ao primeiro semestre letivo de 2014 com sete novos laboratórios. “As edificações estavam prontas, mas faltava equipá-los. Agora estamos com os laboratórios todos instalados para uso dos estudantes”, conta Diana.

Os novos estudantes foram recebidos ao longo da semana com palestras sobre o funcionamento da universidade, sistemas de crédito e foram apresentados aos coordenadores dos cursos e seus respectivos projetos políticos pedagógicos. “Falamos sobre as oportunidades que têm no campus, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, explica a diretora da FCE.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.