COMUNIDADE

Equipes receberam mais agentes e patrulhamento 24 horas tem percurso monitorado de forma eletrônica. Intenção é estender iniciativa para os campi de Ceilândia, Planaltina e Gama

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Desde a volta às aulas deste semestre, o campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília conta com um novo sistema de vigilância.

As equipes de segurança foram reforçadas e o patrulhamento 24 horas tem seu percurso monitorado de forma eletrônica.

Em dupla, os agentes da empresa prestadora de serviço efetuam rondas por toda universidade. Um dispositivo registra horário que os vigilantes passam nos pontos pré-estabelecidos. Relatórios diários e semanais são produzidos e enviados automaticamente para a Central de Segurança, que verifica se o agente patrulhou a área determinada.

Quando há falta de registro, é feito o contato com a equipe para saber se houve ocorrência ou situação inesperada. Esse procedimento só foi possível após realização do curso de vigilância motorizada para 36 vigilantes efetivos, ministrado pela coordenação e direção de segurança da UnB.

O objetivo do curso de capacitação foi conscientizar a como fazer abordagens aos alunos, professores, servidores e comunidade externa.

Para Marco Aurélio de Oliveira, prefeito do campus, a presença das viaturas tem chamado atenção e tem sido favorável. “A ideia é iniciar no Darcy Ribeiro e espalhar para os outros campi”, conclui o prefeito.

CUIDADOS - Segundo o coordenador de segurança da UnB, Evani Bispo, casos de furto no interior dos veículos se concentram no Instituto de Biologia (IB), Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Educação Física (FEF), incluindo a área externa do ICC sul e norte.

“Nota-se que de julho até esse mês foram registrados 231 ocorrências de veículos abertos, com chave na ignição e portas e janelas de fácil acesso. O que é prato cheio para os ladrões”, enfatiza Bispo.