DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

A certeza de que o conhecimento é o caminho para uma sociedade melhor: isso é o que move aqueles que estão nos bastidores da UnB

Neste 28 de outubro, servidores reconhecem a relevância da Universidade de Brasília. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Cinco mil setecentos e cinquenta. Esse é o número de corações que fazem a Universidade de Brasília pulsar, auxiliando alunos e outros membros da comunidade em repartições, salas de aula, guichês de atendimento, laboratórios, oficinas e saídas de campo. No Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, este espaço é para homenagear aqueles que, com muito afinco, servem à instituição.

“É nosso desejo que as pessoas sigam cada vez mais integradas e felizes na UnB, que é a segunda casa de todos nós”, felicita a reitora Márcia Abrahão. Com a elaboração políticas de capacitação e diálogo, a UnB busca sempre valorizar aqueles que, todos os dias, mantêm ensino, pesquisa, extensão e gestão vibrantes, trilhando o caminho da excelência. As ações implantadas pela administração como programas de bem-estar e cuidado vêm de um reconhecimento aos técnicos e docentes que ajudaram a formar, entre outros tantos milhares, a própria reitora.

“A UnB só é uma das melhores instituições de ensino da América Latina, com excelência reconhecida em rankings nacionais e internacionais, por conta do comprometimento de nossos servidores, docentes e técnicos”, comemora a reitora, que ingressou como docente na instituição em 1995.

Na Universidade, 2.573 docentes e 3.177 técnicos administrativos trabalham para construir e fortalecer a instituição. Apenas em 2018, segundo o relatório de gestão elaborado pelo Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação (DPO), foram 2.142 vagas disponibilizadas para eventos de capacitação promovidos internamente.

O investimento de R$ 1,2 milhão contemplou também a oferta de vagas em programas de mestrados profissionais nas áreas de Economia, Gestão Pública e Gestão Universitária, cruciais em uma instituição que busca reconhecimento pelos profissionais que forma e conhecimento que produz. Abaixo, alguns servidores contam o que aprenderam dentro da UnB.

Ações de capacitação não apenas tornam servidores aptos, mas prepara-os para a vida. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Enrique Huelva, vice-reitor da UnB, considera que o esforço diário dos profissionais que contribuem para o percurso de todos os alunos é o que faz com os resultados de destaque apareçam cada vez mais. “Temos muito orgulho de nossos servidores, docentes e técnicos, que tanto contribuem para a construção e o fortalecimento da UnB. É com o esforço de todos e todas que fazemos ensino, pesquisa e extensão de excelência”, diz.

Uma das políticas de melhoria da Universidade foi realizar concursos públicos para contratação de profissionais, por meio de seleções rigorosas que primam pelo mérito e conhecimento dos candidatos. Após a aprovação desses profissionais, a Universidade considera ainda os perfis de cada um no momento de alocá-los no ambiente de trabalho. São observados itens como adequação do perfil exigido para o exercício do cargo, assim como o da instituição.

Mais de metade dos servidores públicos docentes e técnicos estão na faixa etária compreendida entre 25 e 45 anos, o que indica renovação no quadro laboral, oxigenando sempre as ideias, como uma Universidade deve ser.

BASTIDORES  Somos 48% de mulheres, 52% de homens, cerca de 30% de pardos e pretos e 90,17% da força de trabalho está lotada no campus Darcy Ribeiro, por onde circulam diariamente a maior parte das mais de 53 mil pessoas que compõem a população universitária.

Mais de 60% do corpo técnico-administrativo tem escolaridade em nível de pós-graduação. Entre os professores, mais de 92% já concluiu o doutorado. São pessoas que buscam fazer seu melhor para desenvolver os mais de 14 mil alunos que a UnB já formou em sua história, que tem carinho e dedicação de sobra.

“Nossa UnB é feita de gente que sonha, que se entrega e que faz acontecer.
É um somatório de histórias e de vidas que se cruzam, de talentos que se complementam e de realizações que vão além, muito além da sala de aula”

- campanha UnB, sua linda!

Professores declaram todo seu amor pela Universidade de Brasília. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB