REPRESENTAÇÃO DISCENTE

Solenidade no anfiteatro 12 do ICC contou com a presença de 25 centros acadêmicos, que também apreciaram as prestações de contas da comissão eleitoral e chapas

Chapa vencedora, A gente que lute teve 7.143 votos. Foto: Emília Silberstein/Secom UnB

Eleita no último dia 18 de outubro para o mandato 2019-2020 do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB Honestino Guimarães, a chapa A gente que lute foi empossada na reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB) da UnB no início da tarde desta quarta-feira (23).

Para o coordenador-geral da chapa empossada, Gustavo Nery, estudante de licenciatura em Educação Física, a diferença de 4.767 votos sobre a chapa da gestão anterior, Aliança pela Liberdade, é decorrente da disposição apresentada pelo grupo de atuar no cenário de reformas e programas que têm impacto direto na população e universidades públicas.

“A composição ampla firmada sobre um forte acordo político e programático foi a tônica que achamos que deve estar presente nas articulações em defesa da UnB e da educação pública”, diz Gustavo. "Acreditamos que o Future-se, por exemplo, tira do Estado a responsabilidade de mantenedor financeiro dos institutos federais de educação superior do país, causando sério risco à autonomia destes”, acrescenta.

Uma das propostas centrais do grupo é fazer uma gestão em que haja mobilização constante, possibilitando debates nos espaços de assembleias gerais, além de cursos e unidades acadêmicas. “Com o fortalecimento dos centros acadêmicos e diálogo constante, pretendemos ter um espaço permanente de discussão, subsidiando o que tem faltado para haver mobilização”, acrescenta o coordenador.

O fortalecimento do trabalho junto às entidades que representam professores e técnicos deve buscar a luta unitária em defesa da UnB, de acordo com as estratégias trazidas pelo grupo. O respeito ao direito de uso do nome social também está elencado como uma das questões que serão priorizadas pela gestão.

Além da perspectiva de diálogo constante, o trabalho da chapa converge com o atual cenário da Universidade: recentemente o Conselho de Administração aprovou política institucional de acessibilidade, fruto, principalmente, do trabalho de comissão instituída há um ano pela reitoria. Com propostas de ampliação da acessibilidade, entre elas a reativação do Fórum de Acessibilidade da UnB e reivindicações sobre os elevadores, a chapa está em sintonia com as propostas apresentadas pela administração. Na última reunião do CAD, a reitora anunciou troca da empresa que realiza a manutenção dos elevadores.