COMUNIDADE

Instituto de Ciências Exatas completa 45 anos

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O Instituto de Ciências Exatas (IE) da Universidade de Brasília deu início, na última quarta-feira (10), às comemorações do seu aniversário de 45 anos. Na abertura das festividades, reitor, vice-reitora, diretor do instituto e chefes dos Departamentos de Matemática, Estatística e Ciências da Computação, lembraram a trajetória do instituto desde sua criação, em 1970.

Houve ainda palestras e depoimentos de docentes que ajudaram a construir a história da unidade, além de homenagens a ex-diretores, professores e técnico-administrativos aposentados.

“É um momento de congraçamento, integração da nossa comunidade e de festejarmos toda contribuição que nosso instituto dá à Universidade”, afirmou o diretor do IE, Noraí Romeu Rocco. O professor destacou também os grandes avanços do instituto ao longo desses 45 anos, com a implantação de novos cursos e de programas de doutorado e mestrado.

Uma das últimas conquistas do instituto foi a mudança dos cursos de Estatística e Ciências da Computação do subsolo do ICC para um novo prédio, construído ao lado do Pavilhão João Calmon, em 2012. O local trouxe uma estrutura melhor aos cursos, que agora contam com laboratórios próprios.

Noraí Rocco: aniversário do IE é momento de integração da comunidade. Foto: Isa Lima/UnB Agência

“É uma satisfação e uma alegria muito grande comemorar os 45 anos do instituto”, disse o reitor Ivan Camargo, que agradeceu a presença dos convidados e aproveitou para reiterar a contribuição do unidade para a UnB, inclusive para sua graduação em Engenharia Elétrica, quando teve o atual diretor do IE, Noraí Rocco, como professor.

O Instituto de Ciências Exatas é constituído atualmente pelos Departamentos de Matemática, Estatística e Ciência da Computação. São oferecidos, na graduação, os cursos diurnos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Estatística e em Ciência da Computação, e os cursos noturnos de Licenciatura em Informática e em Matemática. Na pós-graduação, o IE possui os cursos de Doutorado em Matemática e os cursos de Mestrado em Matemática, Estatística e Ciência da Computação. Atualmente, o instituto possui mais de mil alunos matriculados e cerca de 140 professores.

O evento teve ainda a presença de decanos, alunos e convidados.