INTERDISCIPLINARIDADE

Arrecadações vão até 24/6 e compõem projeto de interação entre ciência e saberes populares

 

Ciência que pendura o jaleco e suja os pés de barro para celebrar o conhecimento. Essa é a filosofia da Expedição à Aldeia Takwara – Tekoha Guarani-Kaiowá. Na próxima quinta-feira (25), alunos e professores da Universidade de Brasília partem para a cidade de Juti, no Mato Grosso do Sul, onde passarão quatro dias com a população indígena Guarani-Kaiowá, que sofre acelerado processo de desterritorialização. Os preparativos para a missão incluem a arrecadação de donativos como: agasalhos, cobertores, roupas, calçados, material escolar e cestas básicas.

 

A proposta da visita nasceu de discussão em sala de aula sobre a conjugação da ciência e dos saberes de povos tradicionais. “Não se faz ciência isoladamente. A produção do conhecimento implica interdisciplinaridade”, afirma Ana Tereza Reis, professora da Faculdade de Educação e coordenadora do projeto. Para ela, a academia deve se abrir ao diálogo e reconhecer a legitimidade dos saberes populares. Dessa forma, a expedição se abre a outros modelos de cultura e de sustentabilidade, buscando entender a natureza como alteridade e não como mero repositório de recursos. “A comitiva realizará pesquisas cartográficas e ambientais, interagindo com contação de histórias e passeios conduzidos pelos indígenas”, informa Zara Faria, professora do Instituto de Ciências Biológicas e participante da expedição.

A professora Ana Tereza Reis é coordenadora do projeto. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

A Aldeia Takwara foi escolhida a partir da exibição do filme “Índio Cidadão?”, de Rodrigo Siqueira. Em cinedebate na UnB, lideranças Guarani-Kaiowá formalizaram o convite para visita à aldeia e expuseram casos de abusos e resistências. “Esse é um dos povos indígenas mais vulneráveis do país. São aproximadamente 250 pessoas que lutam pela manutenção da terra e da sobrevivência. Enfrentam várias privações e precisam dos donativos”, diz Reis.

 

O grupo que participa da expedição é formado por 42 pessoas: alunos de programas de pós-graduação da UnB; professoras do Departamento de Geografia (Marli Sales) e do Instituto de Ciências Biológicas (Maria Rita Avanzi); assessores e representantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e representante do GDF também compõem a caravana.

 

SERVIÇO

 

PONTOS DE ARRECADAÇÃO:

 

Donativos serão recolhidos até às 18h do dia 24/6, nos seguintes pontos:
- Bloco de Auditórios do Instituto de Ciências Biológicas;
- Centro Acadêmico de Biologia (CABio);
- Secretaria de Turismo (CET).
Dúvidas e doações diretas: (61) 8161-2557 Ana Tereza Reis.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.