RECONHECIMENTO

Cerimônia condecorou José Garrofe Dórea na última terça (30), no auditório da Reitoria

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

Com um currículo repleto de experiências nacionais e internacionais, consultorias e artigos científicos, o docente José Garrofe Dórea, membro titular da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) desde 1975 até sua aposentadoria em 2014, foi condecorado na última terça-feira (30) com o título de Professor Emérito.

O auditório do prédio da Reitoria lotou com a presença de amigos, familiares, colegas e ex-alunos de Dórea, que tiveram a oportunidade de ouvir sobre sua trajetória pessoal e profissional.

O professor titular do Departamento de Saúde Coletiva Volnei Garrafa destacou diversos pontos do currículo do homenageado e relembrou feitos importantes para o campo da saúde que ainda hoje geram frutos.

“Foi idealizador do primeiro programa de pós-graduação da Faculdade. Hoje há seis programas, porque o professor Dórea, em 1995, abriu esse caminho para nós. É, sem sombra de dúvida, um dos grandes pesquisadores da nossa instituição”, afirmou.

Garrafa ressaltou também qualidades que fizeram com que Dórea se tornasse ainda mais admirado, dentro e fora da Universidade de Brasília. “Entre as características principais estão sua inquietude científica e sua capacidade de ler nas entrelinhas. Dórea tem uma competência extraordinária de pegar os artigos e descobrir coisas que ninguém viu, religar magistralmente os saberes, buscar a luz na escuridão e no caos”, analisou.

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

ÁREAS DE PESQUISA – A área de atuação específica de José Garrofe Dórea relaciona-se à influência dos metais pesados na nutrição e no desenvolvimento neurológico de indivíduos, com aplicações de referência no estudo de impactos da exposição e contaminação das populações ribeirinhas brasileiras ao mercúrio e demais metais pesados. Os resultados de suas pesquisas contribuíram para a modificação da forma de abordagem ocupacional e nutricional de populações em áreas de risco, proporcionando melhoria de saúde e qualidade de vida em várias regiões do Brasil. Além disso, também se dedicou a pesquisas associadas ao metabolismo mineral, leite humano, biomarcadores.

Dórea tem reconhecimento internacional pelo seu acervo de pesquisa, que representa 222 artigos científicos publicados com mais de 2.100 citações. O professor é ainda membro do corpo editorial de 15 periódicos em colaboração com a Escola Superior de Ciências da Saúde (FAPECS-DF), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e University of Hawai, instituições que o acolheram como professor visitante.

HOMENAGEM – O professor José Garrofe Dórea, além de criar programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e em Bioética, deu início ao curso de graduação em Nutrição. Por esse motivo, este núcleo também preparou uma homenagem.

"O Núcleo de Nutrição passou a se chamar José Garrofe Dórea. É um reconhecimento à contribuição científica construída naquele local e ao seu empenho pessoal na preservação do espaço para o desenvolvimento científico da Nutrição na Universidade de Brasília”, anunciou a professora Teresa Helena da Costa.

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

O reitor Ivan Camargo afirmou que a Universidade tem orgulho de profissionais como Dórea. “Quando fazemos essa homenagem queremos dizer: é um exemplo que queremos seguir. Esse espírito inquieto, essa facilidade de conectar o interdisciplinar, o multidisciplinar. A UnB precisa desses grandes capitães, que vão à frente, conduzindo com sua capacidade de produção e de ser inquieto”, disse.

Dórea agradeceu as homenagens e as mais de 200 pessoas com quem trabalhou ao longo de 40 anos de profissão. “Gostaria de deixar uma mensagem de prestígio para a universidade pública e, em especial, para a Universidade de Brasília. Quero que a sociedade toda saiba da importância da UnB”, declarou.