SELEÇÃO

Vestibular do meio do ano reserva 30% das vagas para cotistas

Em 2016, quando a Lei de Cotas – Lei Federal 12.711 de 2012 – estiver completamente implantada na Universidade de Brasília, metade das vagas do vestibular será reservada para estudantes da rede pública de ensino.

Apoena Pinheiro/UnB Agência

Do total de vagas oferecidas todos os semestres – cerca de 4 mil –, um quarto das oportunidades será destinado a estudantes de famílias que ganham, por mês, até 1,5 salário mínimo per capita, o equivalente a R$ 1.086 em valores atuais.

A lei também reserva parte das vagas para negros, pardos e indígenas.

Ela é complementada pelos 5% mantidos pela UnB para negros formados tanto em escolas particulares quanto públicas. Dez vagas também são oferecidas a cada semestre no vestibular indígena realizado pela UnB em parceria com a Funai (Fundação Nacional do Índio).

Apoena Pinheiro/UnB Agência

CENSO – O percentual étnico-racial da Lei de Cotas reflete o censo do IBGE (2010), realizado a cada dez anos no país.

No Distrito Federal, por exemplo, 198.072 pessoas se declararam negras, 1.239.882 pardas e 6.128 indígenas de um total de 2.570.160 habitantes. A soma desses grupos representa 56% da população local.

Esse percentual vai ser usado no cálculo de vagas reservadas para negros, pardos e indígenas em cada curso da UnB até 2020.

EXCLUSÃO – De acordo com o decano de Ensino de Graduação, professor Mauro Rabelo, a lei federal precisa ser revista. "A redação atual vai contra a razão de ser da própria lei que é a inclusão social", afirma.

"Isso porque as vagas para estudantes negros pobres – com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo – que não forem preenchidas serão ocupadas por alunos brancos pobres", explica Rabelo. "A preferência, neste caso, deveria ser dada aos negros que estudam nas escolas públicas, mesmo que tenham renda familiar per capita acima de 1,5 salário mínimo", acredita.

Ele também aponta o problema da exclusão indígena. "Os povos indígenas possuem outras línguas e costumes e, por isso, como eles podem disputar uma vaga entre negros e pardos das cidades?", observa.

VESTIBULAR 2014 – Nos dias 7 e 8 de junho, acontece o vestibular do meio do ano da UnB. As provas – que vão ser aplicadas em dez cidades diferentes, além de Brasília – duram cinco horas e começam às 13h.

No primeiro dia, os candidatos testam conhecimentos de Línguas, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia. Na mesma data, é aplicada a Redação em Língua Portuguesa. No segundo dia, os candidatos resolvem questões de Biologia, Física, Química e Matemática.

Ao todo, 4.212 vagas são oferecidas em 97 cursos de graduação. Deste total, 237 vagas são destinadas a estudantes negros (Sistema de Cotas Raciais da UnB) e 1.072 a ex-alunos da rede pública – com sub-cotas baseadas na declaração de cor e renda. A soma representa 30% do total de vagas. O restante das oportunidades continua aberto à ampla concorrência.

Apoena Pinheiro/UnB Agência

Em edital, pode ser conferida a quantidade exata de vagas destinadas a estudantes cotistas e não-cotistas.