BOAS-VINDAS

São 118 vagas nos quatro campi. Atividade de tutoria vale créditos de extensão. Prazo para se candidatar é de apenas dois dias: quinta (10) e sexta-feira (11)

Estudantes durante acolhimento aos calouros em 2018. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A partir de março, cerca de 4 mil novos alunos ingressam na UnB. E para auxiliar na recepção destes calouros, três decanatos vão selecionar estudantes interessados em atuar como tutores voluntários durante o Boas-Vindas do primeiro semestre de 2019. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário disponível em boasvindas.unb.br/editais. O prazo para os interessados é curto: apenas na quinta (10) e sexta-feira (11) desta semana. As regras já podem ser conferidas no edital, lançado nesta segunda (7).

Os tutores tiram dúvidas, passam orientações para os novos alunos e familiares e sempre vestem coletes verdes, para facilitar a identificação. A ideia é que esses estudantes atuem como agentes de integração dos calouros, propiciando atitudes e relações mais acolhedoras dentro da instituição. Para isso, os selecionados receberão treinamento.

Todos os graduandos da Universidade podem se inscrever. Os dias de trabalho para os voluntários serão 1º, 4, 5 e 6 de fevereiro, quando acontecem etapas de registro acadêmico. O tutor que cumprir todas as condições propostas em edital receberá dois créditos de extensão. As 30 horas de atividades previstas estão distribuídas em formação, atuação nos dias de registro e avaliação.

Cronograma das atividades dos tutores para o Boas-Vindas. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Os três decanatos envolvidos na seleção dos voluntários são o de Ensino de Graduação (DEG), o de Assuntos Comunitários (DAC) e o de Extensão (DEX). A servidora Brenda Oliveira, diretora de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca/DAC), informa que o projeto vai para a quinta edição, e que tem ganhado força na comunidade acadêmica.

“A expectativa é retomar o espírito inicial de construção de laços, desde o primeiro contato do estudante com a Universidade”, afirma. A diretora ressalta que a ação é sempre muito dinâmica e conta com o engajamento de várias unidades e setores da instituição. Neste ano, a programação trará atividades artísticas e culturais.

O estudante de Psicologia Adriano Coatio participou como tutor voluntário em todas as edições anteriores. Ele acredita que o Boas-Vindas cumpre seu papel ao atingir diretamente quem ainda não tem tanta familiaridade com a UnB. “Para quem vem da periferia, ainda não há aquele sentimento de pertencimento. É uma oportunidade para conhecer mais sobre a Universidade e se engajar na comunidade acadêmica”, diz.

Ao todo, são ofertadas 118 vagas: 70 para o campus Darcy Ribeiro, 16 para a Faculdade de Ceilândia (FCE), 16 para a Faculdade do Gama (FGA) e 16 para a Faculdade de Planaltina (FUP). Cada candidato só poderá realizar uma inscrição, sendo a prioridade para atuar no campus onde estuda. A seleção seguirá a ordem de inscrição. O resultado deve ser divulgado no dia 17 de janeiro.

>> Conheça o trabalho desenvolvido pelos tutores