PUBLICAÇÃO

Após ser reformulada, Participação chega à sua 31ª edição. Novo número possui 13 artigos dedicados ao tema

Iracilda Pimentel e Olgamir Amancia durante o lançamento da revista Participação, desenvolvida pelo DEX. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O Decanato de Extensão (DEX) da UnB lançou, nesta semana, a 31ª edição da revista Participação. A publicação, que passou por um processo de reestruturação de forma e conteúdo, possui 193 páginas e tem 13 artigos dedicados à temática da interação social praticada pela universidade.

O projeto editorial da revista considera a extensão como espaço gerador de inovações e intervenções sociais que visam responder a uma aspiração, atender a uma necessidade, criar uma solução ou aproveitar uma oportunidade de ação, com objetivo de modificar as relações sociais e promover a integração social.

Com critérios de submissão reformulados, a expectativa é que o periódico suba da classificação B4 para B3 na próxima avaliação Qualis, aplicada a periódicos mantido pela Capes.

“Queremos que a revista Participação comunique o que a extensão pretende ser e o que ela é”, resume a diretora de Desenvolvimento e Integração Regional do DEX, Iracilda Pimentel, editora-chefe da revista.

Para a decana do DEX, Olgamir Amancia, ter um produto como este coloca a extensão em um patamar de equilíbrio com o ensino e a pesquisa e valoriza sua condição de espaço fundamental de formação acadêmica.

“A comunicação é uma das dimensões da extensão universitária”, justifica. “Dessa forma, damos materialidade à atividade de extensão. Com o trabalho interdisciplinar temos capacidade de diálogo com diferentes áreas.”

CONTRIBUA – A revista Participação aceita submissões de extensionistas docentes, discentes e técnicos administrativos da UnB e de outras universidades brasileiras. Artigos teóricos, teórico-empíricos e relatos de experiência podem ser submetidos pela internet.

Autora do artigo Programa permanente de extensão de idiomas: uma reflexão sobre o papel da extensão universitária junto à sociedade, Eliana Ramos é mestra em gestão universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi servidora da Universidade de Brasília por 38 anos, até se aposentar, em 2017.

Seu artigo foi apresentado em um colóquio na Argentina, em 2014. Ao ver o edital da atual edição da revista Participação, se sentiu apta a publicar o trabalho. “A revista é capaz de retratar o papel da universidade e materializar o trabalho organizado pelos servidores”, considera.