INGRESSO

Nos dias de registro acadêmico, calouros receberão orientações e poderão participar da Mostra de Oportunidades

Foto: Isa Lima/Secom UnB

Os 2.004 aprovados no Programa de Avaliação Seriada (PAS) e os 1.982 selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem realizar o registro acadêmico para garantir a vaga de graduação na Universidade de Brasília.

Os estudantes têm que se apresentar em datas específicas, de acordo com a respectiva forma de ingresso.

Os selecionados pelo Sisu e pelo Vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica (VestHE) devem compararecer aos locais de registro nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.

O prazo para o registro dos aprovados no PAS é 28 e 29 de janeiro.

Aqueles que não apresentarem a documentação exigida serão considerados desistentes e as vagas serão disponibilizadas para a 2ª chamada.

Aprovados em cursos da UnB Planaltina, UnB Ceilândia e UnB Gama efetuarão o registro nos próprios campi. Já os selecionados para cursos oferecidos no campus Darcy Ribeiro encontrarão todos os pontos de registro concentrados em anfiteatros da ala sul do Instituto Central de Ciências (ICC).

BOAS-VINDAS - Em 2016, a UnB amplia as ações do projeto Boas-vindas aos Calouros para aperfeiçoar o acolhimento aos estudantes.

"Observamos que os estudantes desconhecem as regras de funcionamento da Universidade e, por isso, enfrentam situações extremas, como risco de desligamento, por exemplo. Decidimos acolhê-los já no momento do registro, para que os calouros sintam desde o primeiro dia que já pertencem à comunidade da UnB. Esse sentimento de pertencimento é fundamental para o bom desempenho ao longo do primeiro ano do curso", afirma o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo.

Alunos veteranos, professores e técnicos da Universidade também poderão recepcionar os calouros durante a Mostra de Oportunidades. "A UnB quer apresentar a pluralidade de opções que a instituição oferece a seus alunos. Desde como aproveitar melhor os recursos da biblioteca até as possibilidades de participação em eventos e em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Daremos orientações sobre matrícula em disciplinas, bolsas acadêmicas e de assistência, e palestra sobre direção defensiva. Os calouros poderão conversar com estudantes veteranos e participar de um breve tour orientado pelo campus", complementa Rabelo.

Ônibus intercampi circulando em vários horários facilitarão o traslado dos demais campi para a Mostra de Oportunidades no Darcy Ribeiro.

O tema da campanha #UnBEuCuido é uma continuidade das ações desenvolvidas por alunos da Faculdade de Comunicação no último semestre. O objetivo é mostrar que a academia é o lugar para se desenvolverem pesquisas e projetos ambientais, mas também para o cuidado cotidiano com o planeta e com o patrimônio público.

E o que os novos alunos podem esperar da vida acadêmica na UnB? O decano Mauro Rabelo responde: "uma vida intensa, de muito estudo e aprendizado, repleta de oportunidades de ampliação da formação pessoal e profissional. As relações interpessoais se ampliam, o conhecimento é aprofundado, a profissionalização é alcançada e uma janela de oportunidades se abre para o futuro".

Acompanhe as ações da campanha pelo site: www.boasvindas.unb.br

CALENDÁRIO ACADÊMICO - Após o registro acadêmico, os alunos devem ficar atentos ao calendário da instituição e acompanhar datas importantes, como a confirmação da matrícula nas disciplinas, de 23 a 26 fevereiro, e o início do semestre letivo, com aulas magnas pela manhã e à noite, em 7 de março.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.