POLÍTICA AFIRMATIVA

Seleção será para a Faculdade de Direito. Inscrições até o dia 19 de fevereiro

Fotografia/Secom UnB

Pela primeira vez, a Universidade de Brasília abre concurso para professor com vaga específica para candidatos negros. A seleção para docente de Direito Público e Privado para a Cidadania, da Faculdade de Direito (FD), cumpre lei do governo federal e destina uma das três oportunidades para o sistema de cotas raciais.

O cargo para professor adjunto, com regime de dedicação exclusiva, exige doutorado e a remuneração total prevista em edital é de R$ 8.639,50. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 19 de fevereiro. A seleção conta com provas discursiva, oral, didática e de títulos.

“A novidade resulta de uma adaptação à lei”, explica a decana de Gestão de Pessoas, Maria Ângela Feitosa. “O que fizemos foi atualizar as condições gerais do edital."

“Fico satisfeito. É a evolução das coisas. As cotas podem promover a integração”, diz o diretor da FD, George Galindo.

A Universidade foi a primeira no país a adotar a política de cotas para seleção de alunos negros na graduação. A decana Maria Ângela vê a reserva para técnicos e docentes como mais um ganho para a inclusão social e a democratização do acesso à UnB. “A Universidade de Brasília inspirou outras instituições e o próprio governo”, destaca.

Contudo, a gestora observa que concursos com mais de uma vaga para professores é algo pouco comum. “O caso do Direito foge do habitual."

Dos cerca de 3,5 mil professores da UnB, 65 se declaram negros, 460 pardos e 1.915, brancos. Desse total, 71 se declaram amarelos e 8 indígenas. Quase 1,2 mil docentes da UnB não declararam a raça.

Arte: Anna Soares/Secom UnB

PÓS-GRADUAÇÃO – Outra novidade são as cotas raciais na pós-graduação. Em 2015, os cursos de mestrado e doutorado em Sociologia, Antropologia e Direitos Humanos e Cidadania (NEP/Ceam) destinaram 17 vagas a candidatos negros. A seleção reservou 4 vagas para estudantes indígenas.

Para o 1º semestre de 2016, os programas de pós-graduação em Sociologia, Antropologia e Direito preveem, ao todo, 25 vagas para candidatos negros e 5 para indígenas.

Arte: Anna Soares/Secom UnB

Entenda a evolução das cotas na UnB

Dez anos de cotas na UnB