GESTÃO

Aprovados nos últimos concursos assinaram termos de posse. Prazo para começar a trabalhar é de até 15 dias

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Na manhã desta quinta-feira (7), 86 novos servidores técnico-administrativos tomaram posse em cargos da Fundação Universidade de Brasília. A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia. Os profissionais foram aprovados em concursos públicos realizados entre 2013 e 2015.

Durante a cerimônia de boas-vindas, a vice-reitora Sônia Báo saudou os novos servidores e falou da importância do coletivo para que a UnB mantenha o nível de excelência.

O reitor Ivan Camargo, por sua vez, disse contar com o empenho dos recém-chegados para que a instituição seja reconhecida como a melhor universidade pública do país e se torne exemplo em prestação de serviços públicos. Ele ressaltou valores como responsabilidade, conformidade legal e austeridade orçamentária como norteadores das atividades a serem desempenhadas pelos profissionais.

Camargo destacou ainda a relevância das admissões para o fim da precarização de contratos na UnB. "De 2013 para cá, cumprimos o Termo de Ajustamento de Conduta e cerca de 1,9 mil trabalhadores com contrato temporário saíram, enquanto 689 servidores chegaram por meio de concursos".

Segundo o Decanato de Gestão de Pessoas, novos aprovados podem ser convocados ao longo do ano, de acordo com demandas das unidades.

Nos últimos três anos, UnB recebeu 689 servidores por meio de concurso público. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

AMBIENTAÇÃO - A decana de Gestão de Pessoas, Maria Ângela Feitosa, afirmou que o intuito da cerimônia de posse coletiva era permitir que os novatos se conhecessem, já que as formações e os locais de trabalho são diversos. Para o intérprete de Libras Lucas Moura, vindo do estado do Espírito Santo, o objetivo foi alcançado.

"Eu já havia conhecido os colegas aprovados para o mesmo cargo, mas aqui é diferente. Há uma integração com outros servidores".

A contadora Mônica do Vale foi uma das pessoas acompanhadas pela família na solenidade de posse. Emocionada com a materialização do sonho do emprego público, ela demonstrou empolgação com a UnB e contou com a ajuda da irmã para descrever seus sentimentos.

"A conquista é dela, mas a vitória é nossa. Muitas dificuldades foram superadas para que ela alcançasse algo que nenhum dos familiares conseguiu. Participamos da trajetória e hoje estamos radiantes", disse Dilma do Vale.

Após a assinatura dos termos de posse, houve atividades de ambientação dos servidores à Universidade durante todo o dia. Nesta sexta-feira (8), os recém-empossados receberam informações e tiraram dúvidas sobre plano de carreira, administração de pessoal, qualidade de vida no trabalho e outros temas.