ESPORTE

Universidade termina o ano como a mais bem classificada entre as federais em ranking da Confederação Brasileira do Desporto Universitário

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Com grande euforia e a sensação de dever cumprido, atletas e treinadores de diversas modalidades e que representam a UnB em competições universitárias foram recebidos pelo reitor Ivan Camargo na manhã da última terça-feira (1º), no Salão de Atos da Reitoria.

Graças ao bom desempenho desportivo, a Universidade alcançou o inédito primeiro lugar entre todas as instituições federais de ensino superior no Troféu Eficiência, ranking feito pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Na classificação geral, terminou o ano na terceira colocação. Em 2014, a UnB ficou em segundo entre as federais e em quarto no geral.

UnB conquista três medalhas de prata nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

Apreciador do esporte, Ivan Camargo parabenizou a conquista e garantiu apoio aos atletas e às comissões técnicas, apesar das restrições financeiras da instituição. “Contem conosco. Sabemos da importância do esporte na formação de todos”.

UnB conquista primeiro lugar entre federais em ranking de desporto universitário. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo corroborou o discurso do reitor sobre a situação econômica da Universidade e disse acreditar no esporte como parte da formação cidadã do jovem.

Bolsa Atleta Universitária oferece auxílio de R$ 400 a estudantes. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

“Sabemos de todas as dificuldades e gostaríamos de agradecer não só aos atletas como aos treinadores”, ressaltou. Lembrou, ainda, dos avanços do Programa Bolsa Atleta Universitária, oferecido pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC). A iniciativa prevê auxílio mensal de R$ 400 para cada contemplado.

Conquistas colocam Universidade em terceiro lugar geral em ranking da CBDU. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Para Lucas Schmitz, treinador das equipes de futsal, fut 7 e beach soccer da UnB, a bolsa concedida aos atletas é fundamental para que mais estudantes tenham a oportunidade de praticar esporte pela Universidade. “Este ano, tive quatro ou cinco atletas da Faculdade do Gama. Em outros tempos, isso seria impensável”, relata.

“A UnB hoje é referência no esporte universitário”, exclamou Carlos Alberto Diniz, o Carlão, coordenador de Esporte e Lazer na UnB. Ele conta que muitas instituições procuram a Universidade para conhecer a política de esporte da instituição.

Já o técnico da equipe masculina de handebol, Mateus Rodrigues, destacou a evolução do esporte na Universidade desde seu ingresso em 2010, ainda como aluno. Enfatizou ainda a importância do encontro dos atletas com membros da administração superior. “Ter voz, conseguir expor nossos problemas e ter esse espaço de diálogo é uma grande conquista. É bom saber que a UnB pensa na gente”.

TROFÉU EFICIÊNCIA - O prêmio considera o desempenho desportivo de Instituições de Ensino Superior e Federações Universitárias Estaduais de todo o Brasil em eventos regionais e nacionais organizados pela CBDU, casos dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e Ligas Desportivas Universitárias (LDUs).

O encontro, que reuniu cerca de 50 pessoas, teve ainda breves considerações da diretora de Esporte, Arte e Cultura (DEA), Lucila Souto Mayor, do presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, Rodrigo de Faria, além de atletas e membros de comissões técnica.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: Secom/UnB. Fotos: nome do autor - Secom/UnB