TRANSPORTE

Programação inédita discute segurança no trânsito e uso de bicicletas

Mariana Costa/UnB Agência

 

As soluções para um trânsito mais seguro e eficiente exigem envolvimento da comunidade universitária. Essa é uma das premissas da Jornada da Mobilidade da Universidade de Brasília, que tem sua edição inaugural agendada para a próxima quarta-feira (28), no Instituto Central de Ciências (ICC). "Nosso foco inicial será discutir a segurança no trânsito e o uso de bicicleta no campus Darcy Ribeiro", explica o professor Pastor Willy Gonzales Taco, professor do Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT).

 

A jornada está integrada à programação da Semana Universitária e vai ser dividida em dois turnos. Pela manhã, palestras com especialistas do Detran/DF vão apresentar informações sobre direção defensiva e segurança para gestantes. A partir das 14h, mesa-redonda vai debater a mobilidade urbana e a bicicleta como alternativa de transporte. Em seguida, será exibido o documentário sueco Bike x Carros, que retrata as dificuldades da relação entre condutores dos dois veículos.

 

Coletivos universitários como o Bicicleta Livre, a ONG Rodas da Paz, pesquisadores e gestores da UnB já confirmaram presença na programação, que também vai contar com a presença do grupo de estudantes de Engenharia Civil que mapeou e apresentou diagnóstico sobre a situação das ciclovias da Universidade. "A partir dos debates, pretendemos criar um grupo de trabalho que apresente propostas consistentes para a circulação com mais segurança nas vias da Universidade", informa o professor Gonzales, que agradeceu o apoio da Vice-Reitoria na realização do evento.

 

Para o coordenador regional de trânsito do Detran/DF, Glauber Peixoto, a vinda à UnB é estratégica. "A ideia é nos aproximar cada vez mais dos estudantes e dos jovens condutores", afirma. Segundo ele, o interesse é intensificar as ações educativas e deixar claro que as atribuições do órgão vão além da fiscalização.

 

A Jornada da Mobilidade é coordenada pelo PPGT, em parceria com o Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil, o Grupo de Pesquisa Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias, a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran/DF e o Bicicleta Livre. As atividades são gratuitas e estarão concentradas no anfiteatro 10, na Ala Sul do ICC.

 

SERVIÇO
Jornada da Mobilidade UnB
28 de outubro
Anfiteatro 10, ICC Sul

 

9h – Palestra sobre Direção Defensiva, com o Detran/DF
10h – Palestra Meu amor, meu bebê: segurança de trânsito para gestantes, com o Detran/DF
14h – Mesa-Redonda Mobilidade Urbana e o uso da bicicleta – o campus Darcy Ribeiro
16h – Apresentação do documentário Bike x Carros

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.