SEGURANÇA

Ciclo de palestras promove aperfeiçoamento de profissionais de segurança que atuam na Universidade de Brasília

Porteiros e vigilantes recebem treinamento no BSAN. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Começou nesta sexta feira (17) o ciclo de palestras Conhecer para Entender, organizado pelo Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília. O evento é destinado a porteiros e vigilantes de empresas terceirizadas que prestam serviço à UnB e para servidores do quadro que lidam com assuntos de segurança. As reuniões, que acontecem no Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN), serão retomadas na segunda-feira (20) e seguem até a próxima sexta-feira (24), das 7h45 às 11h15.

Entre os temas abordados estão direitos humanos, relações humanas, relações institucionais, segurança pessoal e patrimonial, entre outros. No treinamento, idealizado pela Diretoria de Segurança (Diseg/PRC), os profissionais serão orientados sobre como identificar e como proceder em situações que envolvam racismo, homofobia e machismo. Será ministrado ainda material educativo sobre o pioneirismo da Universidade na defesa dos direitos das minorias.

Para o diretor da Diseg, Edmílson Lima, a data do treinamento foi escolhida de forma estratégica, para que os trabalhadores do setor se sintam motivados às vésperas do início do semestre letivo. "O intuito é começarmos bem o período, sem nenhum tipo de sobressalto. Queremos fazer a segurança de forma conjunta com a comunidade e, para isso, precisamos compreender nosso público. Nosso objetivo é preparar as equipes para atuarem com mais qualidade e proximidade em relação às pessoas", explica.